Equipe de Saúde Pública realiza atendimento em conjunto e salva paciente em parada cardíaca
12-04-2024 14:12

Em 12 de março, Fernando José Haluch, de 40 anos, procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Murici, em São José dos Pinhais, com sintomas de mal-estar. O que inicialmente parecia ser um problema passageiro, rapidamente se transformou em uma situação crítica quando o paciente sofreu uma parada cardíaca.

A equipe da UBS agiu com rapidez e precisão, realizando os primeiros procedimentos de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e utilizando um Desfibrilador Externo Automático (DEA). Também foi acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que quando chegou ao local, verificou que Fernando apresentava pulso, indicando uma resposta positiva aos esforços de ressuscitação da equipe da UBS.

Com agilidade, foi solicitada uma vaga no hospital e o transporte aéreo foi acionado. O paciente foi direcionado pela regulação para o Hospital do Rocio, em Campo Largo, onde recebeu tratamento urgente, incluindo cateterismo e angioplastia. Após alguns dias de cuidados intensivos na UTI, Fernando finalmente retornou para sua casa, reunindo-se com sua mãe e outros familiares.

Nesta semana, a equipe visitou Fernando, que agradeceu pelo atendimento recebido e elogiou a atuação dos profissionais envolvidos. A Secretaria Municipal de Saúde (Sems) enfatizou a importância do atendimento inicial prestado pela UBS Murici, destacando que esse cuidado primário foi fundamental para o sucesso do tratamento subsequente.

“O trabalho conjunto entre todos os serviços de saúde faz a diferença na vida das pessoas. Que possamos continuar unindo nossos esforços e nos dedicando ao treinamento constante para oferecer um serviço de qualidade para toda a população”, afirmou o secretário de Saúde, José Dalmi Dissenha.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais