Equipes de roçada atuam de forma descentralizada
30-12-2022 13:52

A Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais informa que as equipes de roçada atuam no município de forma sistematicamente e descentralizada.



Com mais de 10 equipes, o serviço é setorizado, a fim de atender de forma assertiva a maior área possível. Atuando em áreas públicas, o serviço de roçada contribui para a Saúde, uma vez que a falta de limpeza dos terrenos pode gerar focos de mosquitos transmissores de doenças, como a dengue. Esta medida tem por objetivo evitar que estas áreas se tornem focos de vetores causadores de doenças, ou até mesmo sirvam de esconderijo para indivíduos mal intencionados.



O serviço de roçada é cíclico, ou seja, após o término em uma área e/ou setor, retoma a ação onde iniciou. A Secretaria de Meio Ambiente reforça que a roçada em áreas particulares é de responsabilidade de seus proprietários. As equipes de roçada da Prefeitura realizam este serviço apenas em áreas públicas.



Nos casos em que o proprietário não atende às notificações da administração pública, para a limpeza dos terrenos são aplicadas multas. Os lotes cujos proprietários foram multados por não realizarem a roçada são identificados com placas.



Para o secretário de Meio Ambiente, Ahirton Sdroiesk Junior, a falta de limpeza de lotes/terrenos afeta diretamente questões de Saúde e Segurança. “O crescimento do mato pode fazer com que tenha a proliferação de mosquitos, vetores da dengue, e de outras possíveis doenças. É importante que cada cidadão faça a sua parte. A Prefeitura está sempre à disposição para manter um ambiente cada vez mais limpo e conservado”, afirma o secretário.



Confira os setores de atuação das equipes de roçada:



Equipe 01- Centro / Pedro Moro



Equipe 02 – Bom Jesus / Eldorado



Equipe 03 – Cidade Jardim / Eldorado 



Equipe 04 – Aviação / Apollo



Equipe 05 – Suíça / Riacho Doce



Equipe 06 – Santa Ana / Roseira (Borda do Campo)



Equipe 07 – Jardim Brasil / Santa Fé (Guatupê)



Equipe 08 – São Marcos / Aquarius 



Equipe 09 – Parque São José / (Costeira) / Vila Rocco



Equipe 10 – Primavera / Parque da Fonte.



Equipe Rural – Marcelino 



Equipe do Rio – Rio Ressaca Trecho 01 / Boneca do Iguaçu Trecho 02 / Águas Belas



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais