Estacionamento para idosos e PCD: saiba como solicitar credenciais
20-04-2021 12:24

Idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência (PCD) podem solicitar a credencial para uso de vagas de estacionamento especiais pessoalmente no Demutran, de São José dos Pinhais. A emissão é gratuita e imediata, com o objetivo de garantir maior segurança e conforto para esses grupos no trânsito.



A autorização trata-se de um documento que garante o direito para o estacionamento de veículos em vagas especiais devidamente sinalizadas com a legenda “IDOSO”, para pessoas com mais de 60 anos ou com o símbolo Internacional de Acesso, para pessoas com deficiência ou com dificuldades de locomoção, mesmo que não dirijam o veículo, desde que residentes no município de São José dos Pinhais.



Os dois tipos de credenciais são válidos por 05 (cinco) anos, com direito a renovação. No caso do cartão para o cidadão com dificuldade de locomoção, é possível que o documento tenha uma validade menor, conforme o atestado ou laudo médico apresentado na data da solicitação.



Documentos necessários:



Credencial de Idoso:



1. Documento de identificação, como: CNH, RG ou outro documento a ele equiparado que contenha data de nascimento e filiação;



2. Comprovante residencial atualizado e em nome da pessoa a ser credenciada.



Credencial de Pessoa Com Deficiência:



1. Documento de identificação, como: CNH, RG ou outro documento a ele equiparado que contenha data de nascimento e filiação;



2. Comprovante residencial atualizado e em nome da pessoa a ser credenciada;



3. Declaração médica da deficiência ou constando o grau de deficiência ou dificuldade de locomoção.



Demutran São José dos Pinhais



R. Doutor Claudino dos Santos, 700 – Centro



(41) 3299-5925



Horário de atendimento: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais