Exposição sobre vida e obras de Paulo Leminski chega a SJP
11-02-2016 16:50

A Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Cultura, traz ao Município a exposição “Meu Coração de Polaco Voltou”, que conta um pouco sobre a vida e obras do escritor e poeta paranaense Paulo Leminski, bem como a presença das raízes polonesas nos trabalhos do artista.

A exposição acontecerá na Casa da Cultura Polonesa Padre Karol Dworaczek, com a abertura no próximo domingo (14) às 9h30. A Mostra já passou pelas cidades de Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) e está sendo trazida para o Município em parceria do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e Casa da Cultura Polônia Brasil.

“Queremos movimentar a Casa da Cultura e oferecer diversas exposições itinerantes. Então não poderíamos deixar de trazer a exposição do Paulo Leminski, que é um escritor, um poeta brasileiro com sangue de polaco. E assim valorizar a cultura polonesa já presente na Colônia Murici”, conta o secretário de Cultura, Amarildo Rosa.

Paulo Leminski Filho nasceu em Curitiba (PR) em 1944 e faleceu em junho de 1989. Neto de colonos poloneses, tinha ascendência negra por parte da mãe. Sua curiosidade o levou a buscar os mais diferentes tipos de informação, desde a infância, e o aproximando de inusitados grupos sociais. Entre suas atividades, foi poeta, biografista, professor, judoca, letrista, publicitário e tradutor. Sua produção contempla as décadas de 1960, 1970 e 1980, períodos de grandes mudanças no país.

Estará presente na inauguração a comitiva do Distrito de Poznan, na Polônia, que também presenciarão a abertura do Portal Turístico da colônia Murici, no dia 13 de fevereiro. A exposição acontecerá até 11 de abril.

Exposição “Meu Coração de Polaco Voltou”
Local: Casa da Cultura Polonesa Pe. Karol Dworaczek
Rua João Lipinski, 9003 – Colônia Murici – São José dos Pinhais – PR
Quando: de 15 de fevereiro a 11 de abril de 2016
Entrada: Gratuita

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais