Faltam menos de 20 dias para o Carnaval dos Bonecos
26-01-2004 20:32


Os são-joseenses já contam os dias que faltam para a chegada do Carnaval dos Bonecos de São José dos Pinhais, que acontece com uma semana de antecedência dos festejos oficiais, ou seja, no dia 14 de fevereiro, com horário de início dos desfiles previsto para às 19h30. A organização promete algumas surpresas para esta edição que acontece na rua Veríssimo Marques, entre a Usina de Conhecimento e a Câmara dos Vereadores.
Em 2002 participaram cerca de cinco mil pessoas, número este dobrado em 2003. Os bonecos do carnaval são produzidos pelo projeto “O Boneco e a Sociedade”, criado pela Companhia dos Ventos, que há quatro anos está sendo desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria da Cultura. O secretário André Luiz Sada salienta que o projeto tem no Carnaval dos Bonecos um de seus grandes expoentes da arte popular.
Para esta quinta edição, o carnaval são-joseense estará resgatando um pouco da história dos outros carnavais com a temática “Sonho, Magia e Fantasia no 5.º Aniversário do Carnaval dos Bonecos”. Os desfiles contarão com a participação do Bloco da Cultura, das Comunidades de Bairro e da população em geral.
Sobre a participação popular, o secretário explica: “Qualquer cidadão ou entidade está convidado para ajudar nos preparativos do nosso carnaval, criando seu próprio bloco e adereços, que nesta edição irá realizar um resgate das edições anteriores”.
O prefeito Luiz Carlos Setim salienta o cunho familiar da festa popular são-joseense. “O Carnaval dos Bonecos de São José dos Pinhais é uma festa criada para resgatar os antigos carnavais familiares. Também objetiva mostrar a arte de nosso município, destacando o Museu do Boneco Animado”. O prefeito e o secretário da Cultura convidam todos para participarem deste grande evento popular.
A maioria dos bonecos que serão usados durante o desfile estão sendo confeccionados por aproximadamente 30 profissionais na Usina de Conhecimento, local de onde sairá o desfile. Além dos bonecos, grande parte das fantasias dos blocos que irão desfilar já estão prontas.

SERVIÇO
Maiores informações podem ser adquiridas na Secretaria da Cultura, por meio do telefone 381-5902




Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais