Femuli encerra com premiação
07-11-2014 21:12

Desde a última quarta-feira (4) a Feira Municipal do Livro (Femuli) movimenta o calçadão da Rua XV de Novembro, Centro de São José dos Pinhais, levando variadas atividades culturais e com a participação de escritores locais. Realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, o encerramento da 18ª edição da Feira será neste sábado (8), a partir das 10h30, com a premiação dos Concursos de Literatura Leopoldo Scherner e de Fotografia Sebastião Cortes.

Neste ano o tema do concurso de fotografia foi “Um olhar sobre a São José Antiga”, cuja finalidade foi resgatar a história dos casarões antigos e a cultura são-joseense. Já o prêmio Leopoldo Scherner contou com participantes nas categorias contos, crônicas, poesias e redação, este último destinado aos jovens escritores.

A Femuli 2014 tem como tema “A Leitura em Sua Vida” e ao longo da semana sua programação contou com palestras diárias sobre literatura, atividades com a Oficina de Bonecos, varal de fragmentos literários, pintura de desenhos, camarim de pintura e escultura em balões, contação de histórias, apresentações teatrais e musicais. Um dos destaques dessa edição foi a homenagem para Maria Angélica Marochi.

São-joseense graduada em pedagogia e História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marochi é professora aposentada, escritora e pesquisadora da história do município. Autora de diversos livros, entre eles: “Câmara Municipal de São José dos Pinhais – 150 anos” e “Imigrantes – 1870-1950: os europeus em São José dos Pinhais”.

“A Tapera do Velho João Capivara”

Ainda dentro da programação da Femuli 2014 aconteceu, no início da noite de quinta-feira (6), no Museu Atílio Rocco, o lançamento do livro “A Tapera do Velho João Capivara” de Ernesto Santos Tavares. Natural de Santa Catarina, Tavares adotou São José dos Pinhais desde 1951. Dentre seus trabalhos destaca-se no Cine Ideal da família Précoma, onde foi operador das antigas máquinas de projeção de filmes, atuou por 25 anos como radialista e operador de som em diversas rádios, além de ser violinista, cantor e compositor. Atualmente é permissionario do serviço de Taxi em São José dos Pinhais.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais