Festa da Banana na Colônia Castelhanos será em maio
01-04-2016 18:46

Na última quarta-feira (30) servidores da Prefeitura de São José dos Pinhais reuniram-se com produtores da Colônia Castelhanos para definir como será a 5ª edição da Festa da Banana. O evento que já é tradicional no Município acontecerá no dia 8 de maio e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

O encontro aconteceu na sede da Cooperativa dos Agricultores Familiares da Colônia Castelhanos (Coocastel) e contou com a presença de produtores da região, do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Giam Celli; do diretor do Departamento de Turismo, Antonio Chupel; do diretor em exercício do Departamento de Indústria e Comércio, Leonardo Costa; do diretor da Secretaria de Cultura, Andre Gabardo; e de representantes do Gabinete do Prefeito, da Secretaria de Meio Ambiente e do chefe de Operações da Guarda Municipal (GM), Marciano Carlos Barreto. Além destes, também compareceram os produtores da região.

A 5ª Festa da Banana terá início às 10h com o tradicional almoço festivo com costela fogo de chão, feira com produtos da região e os concursos de maior cacho de banana e das melhores receitas da fruta. São esperadas no evento mais de 2 mil pessoas, que poderão conhecer um pouco mais da região.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Giam Celli, ressaltou o apoio que a Prefeitura vem dando ao longo dos anos. “A Festa da Banana já é um evento fixo no calendário do Município. Uma ótima oportunidade para conhecer a Colônia Castelhanos e saborear os produtos típicos da região”.

Colônia Castelhanos
A Colônia Castelhanos esta localizada na região da Serra do Mar, na divisa com Guaratuba, e fica a 65 quilômetros do centro de São José dos Pinhais. No local vivem cerca de 90 famílias, sendo que a principal cultura cultivada comercialmente é a banana.

Semanalmente são colhidas aproximadamente 16 toneladas de banana, beneficiando 26 famílias de produtores associadas. Grande parte da produção é entregue as escolas, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de São José dos Pinhais e Curitiba, e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Este programa assegura que 30% de toda a merenda escolar sejam adquiridos da Agricultura Familiar, da Central de Abastecimento (CEASA) e das feiras do produtor. Além da banana “in natura” a cooperativa produz o Doce de Banana destinado ao Armazém da Família.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais