Festa do Dia do Soldado leva famílias ao Parque da Fonte em São José dos Pinhais
27-08-2012 16:20

Uma festa em homenagem ao Dia do Soldado, que oficialmente acontece no dia 25 de agosto, atraiu milhares de pessoas neste domingo (26) ao Parque da Fonte, São José dos Pinhais. A estimativa da organização é de que, ao longo do dia, mais de 2 mil pessoas passaram pelo evento.

Em parceria com o Exército, Marinha, Polícia Militar, Grupos de Escoteiros, Corpo de Bombeiros, Rádio Amador do Brasil e Guarda Municipal, crianças e adultos puderam conhecer um pouco mais sobre as rotinas de cada uma destas instituições.

Barracas foram montadas no parque, além de equipamentos como viaturas, lancha de uso naval, veículos militares, material de comunicação do Exército, entre outros que estiveram expostos para a diversão de quem participou da feira. A banda de música da 5ª Região Militar abriu as festividades com a apresentação da fanfarra. As forças policiais estiveram presentes, representadas pelo Exército Brasileiro, Aeronáutica, 17º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Segurança.

Para o comandante da 5ª Região Militar e Divisão do Exército, general Willians José Soares, a festa comemorativa do Dia do Soldado em São José dos Pinhais é especial. “Eu nasci aqui em São José, estudei nos colégios daqui e tenho muito orgulho da cidade. Nós precisamos ensinar o patriotismo às nossas crianças, como no nosso tempo, em que cantávamos o hino nacional e hasteávamos a bandeira todos os dias”, lembrou. O general aproveitou para convidar os presentes para o desfile cívico de São José dos Pinhais, que acontece no próximo dia 5 de setembro. “Todos os nossos homens e viaturas estarão no desfile, será uma grande alegria”, afirmou.

O secretário municipal de Governo, Miguel Gawloski aproveitou a ocasião para lembrar a população que todo último domingo do mês, o Parque da Fonte está aberto e repleto de atrações para as famílias. “O dia de hoje é especial, pois homenageamos quem cuida da nossa segurança, combatendo o bom combate, desempenhando um papel importante. Todas as forças policiais merecem nosso aplauso hoje, em especial a nossa Guarda Municipal”, lembra.



A auxiliar encarregada Romilda de Amorim Pedro trouxe a mãe Maria Amélia Amorim e a filha Ana Paula Machado para apreciar a festa. “Nós somos moradoras do bairro e sempre frequentamos o Parque da Fonte. Já viemos em outra edição da festa do Dia do Soldado e dessa vez está muito bonito”, afirma Romilda. “As crianças gostam muito de vir nos brinquedos do Parque”, completou Maria Amélia.

As secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Esporte e Lazer participaram do evento, com avaliações médicas, vacinas, agendamento de exames, distribuição do Saco Verde, informações sobre o Programa de Controle Ético da População Animal, oficinas, jogos, atividades recreativas e avaliação física. Brinquedos como camarim de pintura, escultura com balões, cama elástica, piscina de bolinha, barracas de artesanato, praça de alimentação e academia ao ar livre também estiveram à disposição da população.


Fotos: Sergio Sabino

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais