Fiscalização eletrônica: sinalizações de aviso são implantadas nas vias de São José dos Pinhais
27-04-2023 13:50

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT) – Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), vem sinalizando as vias com pinturas próximas aos redutores de velocidade.



Além de sinalizações verticais já existentes com placas de trânsito avisando sobre os redutores de velocidade antes de cada equipamento, bem como na imediata localização destes, a Divisão de Sinalização do DEMUTRAN está realizando pinturas nas vias para que o condutor possa visualizar ainda mais, que logo à frente há um redutor de velocidade e que deverá controlar a mesma, conforme o limite máximo permitido no equipamento.



Desta forma, o condutor poderá visualizar de longe onde há um redutor, podendo antecipadamente diminuir sua velocidade. Além de evitar uma infração de trânsito, passando dentro do limite da velocidade dos radares, este condutor estará contribuindo para diminuir não somente os sinistros (acidentes) de trânsito, mas principalmente minimizar a gravidade destes, haja vista que quanto menor for a velocidade, menor também será o impacto de uma colisão ou de um atropelamento. Consequentemente estará contribuindo para diminuir as mortes e lesões graves no trânsito, sendo este o objetivo maior dos redutores de velocidade em todo o mundo.  



Os controladores de velocidade fazem com que os condutores reduzam a velocidade em pontos estratégicos onde há grande movimento de veículos, motocicletas, ciclistas e pedestres. No entanto, vale ressaltar que no município, em vias onde há redutores de velocidade, em todo o prolongamento da rua as sinalizações de velocidade máxima permitida são as mesmas dos redutores, sendo, portanto, fundamental que o condutor mantenha a mesma velocidade do radar em todo o prolongamento da via, visto que se há um limitador de velocidade, é sinal que em toda a extensão da via há riscos de sinistros (acidentes) de trânsito.   



Estes redutores também contribuem para a mudança de comportamento dos usuários que costumam exceder a velocidade da via, avançar o semáforo vermelho ou parar sobre a faixa de pedestres.



RESPEITE OS LIMITES DE VELOCIDADE. NO TRÂNSITO, ESCOLHA A VIDA!



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais