Fiscalização flagra crime ambiental no Castelhanos
12-05-2020 20:11

Na última sexta-feira (08) a Secretaria de Meio Ambiente e a equipe de Guarda Ambiental da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, durante monitoramento e fiscalização ambiental na região do Castelhanos e Colônia Santos Andrade, encontrou mais um loteamento irregular e sem aprovação da Prefeitura.



Durante o monitoramento foi identificada próximo à estrada uma pequena movimentação de solo. Quando os agentes públicos foram conferir puderam identificar uma escavadeira hidráulica abrindo uma estrada irregular em área de preservação permanente dentro da APA de Guaratuba, na região de Mata Atlântica dentro dos limites de São José dos Pinhais. Este bioma é rico em vida silvestre com excelentes exemplares de fauna e flora.



No local encontrava-se o dono de uma chácara que havia comprado recentemente a área o qual foi notificado e teve embargado as atividades neste imóvel. “Foi apresentado escritura registrada em cartório de Colombo, bem como o contrato de compra e venda fora dos parâmetros e tamanho definidos na legislação. Para a empresa que estava realizando a abertura da estrada foi emitida a notificação para que a mesma apresentasse os documentos da máquina e contrato de prestação de serviços. Portanto foi apreendida a escavadeira até que seja possível verificar a legalidade das ações”, explicou Paulo Nenevê, um dos agentes que participaram da ação.



Os detidos foram encaminhados para a delegacia da Polícia Civil, onde o delegado titular Fábio Machado abriu investigação dos crimes, podendo estar entre eles o corte de vegetação e loteamento irregular.



Em âmbito municipal os envolvidos responderão processo administrativo ambiental conforme Lei Municipal 67/2011.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais