Força Tarefa Transporte Escolar Seguro vai combater o transporte irregular de alunos
02-09-2019 19:00

Com o objetivo de trazer segurança para os alunos que utilizam o transporte escolar em São José dos Pinhais uma força tarefa que reúne a Secretaria de Transportes e Trânsito (Semuttran), Secretaria de Segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público Conselho Tutelar e OAB, irá trabalhar em conjunto.



A reunião para definir as estratégias utilizadas para a força tarefa que leva o nome de Transporte Escolar Seguro aconteceu na manhã desta quarta-feira (28) na Prefeitura de São José dos Pinhais.  “Precisamos impedir que a vida dos estudantes seja colocada em risco. Muitas vezes no transporte clandestino nem o veículo e nem o condutor estão em condições de prestar serviço”, comentou o secretário  de Transportes e Trânsito Fabrício Tambolo. Segundo o secretário para que o veículo possa realizar o transporte escolar e seja licenciado é necessário que o condutor possua habilitação e curso específico, bem como o veículo esteja com as manutenções rigorosamente em dia.



As ações da Força Tarefa incluem blitz educativa, distribuição e campanha de conscientização para a população e em caso de flagrante, a ação efetiva das equipes envolvidas.



Para o comandante da 1ª Cia do 17º Batalhão da Polícia Militar capitão Galeski a ação conjunta é importante para a efetividade. “Quando todas as forças trabalham em conjunto e o ciclo é concluído a ação será efetiva”.



O chefe de Operações da Guarda Municipal GM Bissoli também ressaltou a importância desse ciclo. “Não basta abordar e notificar, é preciso conscientizar a população para que saibam os riscos de contratar transporte clandestino”.



A Secretaria de Transportes e Trânsito recebe mensalmente em torno de 25 denúncias de transporte escolar clandestino por mês. Com a criação da força tarefa será possível realizar o combate efetivo dessa prática.



Também participaram da reunião o secretário de Comunicação Social Eduardo Foggiatto, representando o delegado Amadeu Trevisan da 1ª Delegacia de Polícia de São José dos Pinhais, o escrivão chefe Luiz; o representante da OAB subseção de São José dos Pinhais Carlos Lopes. Além de representantes dos motoristas de transportes escolar e equipe da Semuttran.



No dia 9 de julho de 2019 foi publicada em diário oficial a Lei que torna a infração pelo transporte escolar sem licença de grave para gravíssima, além de multa multiplicada por 5x e remoção do veículo. Essa lei passa a vigorar em 30 dias a partir da data de publicação.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais