Grupo de Idosos da Unidade de Saúde Borda do Campo realiza festa julina
13-07-2017 11:46

O salão da Igreja Batista do Santa Tereza, região do Borda do Campo em São José dos Pinhais, foi cheio de alegria durante a tarde da última segunda-feira (11). Lá, mais de 20 idosos, participantes das atividades realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) da região, reuniram-se para uma festa julina, chamada de “arraiá da mió idade”. Com brincadeiras, prêmios arrecadados pela equipa da UBS responsável pela região e comida típica, como pipoca, tortas salgadas, cachorro quente, bolos de diferentes tipos, doces e sucos, a alegria era contagiante.

Aos 90 anos, Antônio Barbeiro Garcia, morador da região há 29 anos, mostrou-se satisfeito com a comemoração. “É um momento de encontrar e de fazer novos amigos. Não tenho mais idade pra agitação e esse é um momento de descontração, de diversão”, conta ele, que ganhou um cachecol branco de brinde e participa mensalmente das atividades realizadas pelo grupo de idosos da UBS.

Para a enfermeira Karinna Renata de Freitas, responsável pelo grupo, essas atividades são importantes porque têm o objetivo de promover socialização e lazer aos idosos. “Muitos desses idosos ficam sozinhos. Então, quando realizamos uma atividade como essa festa é para promover a socialização dessas pessoas. Além, é claro, de ser importante para a saúde, para o psicológico deles’”, explica.

Uma vez por mês, o grupo de idosos se reúne no salão da igreja. Esses encontros tem o objetivo de manter os idosos ativos e socializados. “São realizadas várias atividades, como jogo de memória, tricô, crochê, violão; é um período de convivência importante”, conta Karinna. A equipe coordenada por ela é composta de cinco agentes comunitárias de saúde, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem e um médico. Ao todo, atende uma população de 2 mil moradores da região.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais