Guarda Mirim de São José dos Pinhais comemora 40 anos
20-05-2022 12:13

Na última quarta-feira (18) foi realizada a cerimônia em comemoração ao aniversário de 40 (quarenta) anos da Guarda Mirim de São José dos Pinhais. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), aconteceu na Usina da Música, localizada no Centro.



A cerimônia contou com a apresentação da Banda Marcial de São José dos Pinhais, execução do Hino Nacional, um vídeo que contou um pouco mais da história da Guarda Mirim, além de homenagens, momento para o parabéns com bolo de aniversário e a presença de guardas mirins veteranos.



A prefeita Nina Singer, presente na comemoração, agradeceu e parabenizou a todos que fazem parte da história dos 40 anos da Guarda Mirim de São José dos Pinhais, destacando ainda que a gestão seguirá fortalecendo este importante programa em prol dos jovens são-joseenses.



O vice-prefeito Professor Assis, disse que a Guarda Mirim é um dos principais programas destinados aos adolescentes de São José dos Pinhais. “Sempre admirei, é uma iniciativa que fez e faz a diferença na vida dos cidadãos são-joseenses. Todo o nosso reconhecimento àqueles que passaram pela Guarda Mirim”, finalizou.



A secretária de Assistência Social – Juliana Saraiva destacou a importância da Guarda Mirim na vida dos alunos, tanto no período acadêmico como para a vida. “O poder que este programa tem de transformar vidas é enorme. Sempre escuto histórias de ex-alunos que falam com orgulho do tempo em que eram guardas mirins, do quanto aprenderam, desenvolveram novas habilidades e tiveram várias oportunidades. Ser um Guarda Mirim sempre foi um diferencial. Ressalto a importância de que as empresas abram as portas para a contratação dos nossos Guardas Mirins, para que assim consigam colocar em prática todo o ensinamento que recebem durante a aprendizagem. Desejo que a Guarda Mirim ainda comemore muitos anos de história, lembrando sempre do objetivo principal que é proporcionar a formação integral do adolescente promovendo o seu desenvolvimento social, educacional e profissional, ampliando as oportunidades para sua emancipação e exercício pleno de cidadania”, disse a secretária.



Guarda Mirim de São José dos Pinhais



A Guarda Mirim realiza formação técnica e cívica de adolescentes de 14 a 16 anos, incentivando os jovens a entrarem no mercado de trabalho. O objetivo é proporcionar conhecimento integral, provendo o desenvolvimento social, educacional e profissional em regime paramilitar.



Ao longo de seus 40 (quarenta) anos de história, a Guarda Mirim de São José dos Pinhais sempre buscou aperfeiçoar-se e atualizar-se em suas técnicas de trabalho, proporcionando aos jovens participantes ensinamentos para a vida.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais