Guarda Municipal de São José dos Pinhais é a primeira do Paraná a firmar parceria com a Sesp PR
10-10-2019 12:09

Na tarde de terça-feira (8), a Guarda Municipal de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, esteve presente na Secretaria Estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp/PR), no Centro Cívico, em Curitiba, para discutir e oficializar as parcerias entre a Guarda Municipal e Sesp PR. De 35 corporações de Guardas Municipais no Estado do Paraná, a de São José dos Pinhais é a primeira a lançar o acordo.



A assinatura da resolução conjunta visa otimizar os serviços da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, que agora, após a ação de cooperação da Sesp PR, terá mais informações para os serviços, como o acesso ao banco de dados, em especial ao Sistema de Investigação, oferecendo acesso à informações como antecedentes criminais, e informações de veículos e armas apreendidas.



No acordo firmado, a Guarda Municipal também oferecerá informações à Sesp, como o acesso à câmera de seguranças, e ao banco de dados de segurança. As informações oferecidas otimizarão ainda mais a qualidade de segurança em nosso município, já que os guardas terão de antemão informações sobre suspeitos e demais instrumentos. De acordo com o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, que esteve presente durante a assinatura do acordo, a parceria é benéfica para a segurança do município. “Se tratando da área de segurança pública, para nós é uma grata surpresa a Secretaria de Estado abrir as portas e ter essa proximidade”, contou.



Segundo o secretário Municipal de Segurança, Fabiano da Rosa, o acordo permite que os guardas municipais tenham mais segurança durante o seus serviços, e também melhorar o atendimento à população. “O nosso guarda, por exemplo, quando vai abordar um possível suspeito, ele a princípio não sabe com quem está lidando, a partir do momento que teremos essa base de dados, pela placa do veículo, vemos se ele é furtado ou não, pelos documentos do cidadão sabemos se ele tem mandado de prisão ou não”, enfatizou o secretário.



Para o secretário Estadual da  Secretaria Estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Coronel Marinho, a integração com o município de São José dos Pinhais têm colhido bons frutos. “Assinar esse documento hoje é também trocar experiências. Agora vamos poder um ajudar o outro, a parceria tem tudo para dar certo”, afirmou.



Estiveram presentes durante a assinatura do acordo, autoridades estaduais, o diretor da Secretaria Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Keppen, o diretor da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, Marcio Pereira, autoridades militares, guardas municipais e membros da Celepar; o chefe da Divisão de Monitoramento e Comunicação, Julio Cesar Guedes Ferreira; o diretor-geral da Sesp, coronel Pedro Stonoga; a chefe de gabinete da Secretaria, Márcia Tavares dos Santos; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos; o diretor do Departamento Penitenciário do Paraná, Francisco Caricati; o vice-diretor do Departamento Penitenciário do Paraná, Thorstein Ferraz; o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Rockembach; o diretor da Polícia Científica do Paraná, Leon Grupenmacher; e o coordenador de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria, capitão Cláudio Todisco.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais