16º Hana Matsuri acontece nos dias 30 e 31 de julho no Parque São José
25-07-2022 11:42

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais divulga a realização do 16º Hana Matsuri, tradicional festividade da comunidade japonesa em comemoração ao nascimento de Buda – Festival das Flores, e neste mês será comemorado também o Festival das Estrelas. O evento será realizado no espaço do Parque São José, das 11h às 19h, e conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais.



O Hana Matsuri comemora o nascimento do Buda histórico, Sidarta Gautama, e é uma oportunidade de aproximar as culturas do oriente com o ocidente e difundir a cultura japonesa com as demais pessoas. Durante o evento os visitantes poderão aproveitar a Praça de Alimentação de comidas típicas japonesas, apresentações culturais, barracas com itens da cultura anime, mangás e vestuários, bem como participar da cerimônia do Kanbutsue, que consiste em banhar a imagem do pequeno Buda com chá doce.



Além dos pratos típicos da culinária japonesa, da feirinha de artesanato com origami, kirigami e mangá, a edição deste ano trará livraria, oficina de modelagem em barro, demais oficinas e diversas apresentações artísticas.



O evento, que já virou tradição em São José dos Pinhais, é organizado pelo Templo Jodoshi Nippakuji de Curitiba e a Comunidade Budista do Paraná, em parceria com a Prefeitura do município. Neste ano as festividades comemoraram também os 114 anos da imigração japonesa no Brasil. O ponto alto do evento será no sábado (30), às 14 horas, com o Cortejo dos Acólitos e Monges.



Serviço



16º HANA MATSURI – FESTIVAL DAS FLORES / NATAL BUDISTA / FESTIVAL DAS ESTRELAS DO PARANÁ



Data: 30 e 31 de Julho



Horário: 11h às 19h



Local: PARQUE SÃO JOSÉ



Av. das Torres – S/N.º – Antes do Portal da cidade, no sentido Curitiba / São José dos Pinhais.



Estacionamento e entrada gratuitos



BRASIL – JAPÃO



O Brasil abriga, atualmente, o maior número de japoneses fora do Japão. São aproximadamente 2 milhões de descendentes nipônicos e o Paraná é o segundo estado do país que mais abriga esta população.



A imigração japonesa no Brasil começou oficialmente no início do século XX, no ano de 1908.  quando o navio Kasato Maru aportou em São Paulo, trazendo 781 lavradores para as fazendas do interior paulista. O fluxo cessou quase que totalmente em 1973, com a vinda do último navio de imigração Nippon Maru, contando-se quase 200 mil japoneses estabelecidos no país.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais