Hemepar promove cadastro de medula óssea na Câmara Municipal
29-11-2019 20:29

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais, em parceria com o Hemepar, e com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais por meio da Secretaria de Saúde, promove no dia 4 de dezembro uma palestra seguida de um mutirão de cadastramento e coleta de sangue para a doação de medula óssea. 



A ação acontece por meio da Lei S.O.S VIDA, de incentivo à doação de medula óssea no Município. No Brasil, há aproximadamente 850 pessoas em busca de um doador compatível, mas em função das características genéticas do sistema de antígeno leucocitário humano (HLA), a chance de encontrar uma medula compatível é de 30% entre irmãos e muito menor em doadores não aparentados. Por esse motivo é essencial que cada vez mais pessoas se cadastrem no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).



O procedimento de doação de medula óssea é realizado em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral e leva em torno de 90 minutos.  A medula do doador se recompõe em apenas 15 dias e normalmente os doadores retornam às suas atividades habituais na primeira semana após a doação.



No dia da ação, o cadastramento no Redome será feito através do Hemepar que é responsável pelo maior número de cadastros de doadores de medula óssea no Estado. São quase 32 mil pessoas incluídas por ano no Redome. 



Antes do cadastramento será realizada uma palestra explicativa sobre como funciona o procedimento de doação de medula e demais dúvidas dos interessados em se voluntariar. No entanto, não é obrigatório participar da palestra para se cadastrar no Redome. Também é possível apenas assistir a palestra para sanar dúvidas mas não se cadastrar. 



Serviço: Palestra e cadastro de medula óssea



O evento será no dia 4 de dezembro (quarta-feira), das 8h30 às 15h30 na Câmara Municipal de São José dos Pinhais (R. Veríssimo Marque, 699 – Centro).



 



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais