Homem é preso por maus tratos animais, graças a Muralha Digital de SJP
20-12-2024 11:41
Foto: Divulgação / Muralha Digital de São José dos Pinhais
Uma cena cruel foi registrada pela Muralha Digital de São José dos Pinhais na última quarta-feira (18), no bairro Iná: um homem de 35 anos foi flagrado cometendo maus-tratos contra um porquinho da índia, após agredir o animal com marteladas até a morte. O ato foi registrado pelas câmeras de vigilância instaladas pela Prefeitura, que fazem parte de um sistema de segurança integrado.
“As imagens mostram, além da violência, o momento em que o agressor enterra o animal em via pública, tentando ocultar o crime. Ao ser alertada pelo monitoramento, uma equipe da nossa GM se deslocou até o local para investigar a denúncia”, explica o diretor do Departamento da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, Andreo Mencato.
Ao chegar, os agentes desenterraram o corpo do porquinho da índia e deram início aos procedimentos necessários. O caso foi então encaminhado à Criminalística, que conseguiu identificar o responsável pela agressão. Em seguida, a Polícia Civil do Estado do Paraná prendeu o homem em flagrante pelo crime de maus-tratos a animais.
No Brasil, maus-tratos a animais é um crime previsto na Lei nº 9.605/1998. A legislação dispõe sobre sanções penais e administrativas, como: de três meses a um ano de detenção, além de multa, para maus-tratos a animais que não sejam cães e gatos e de dois a cinco anos de reclusão, além de multa, para maus-tratos a cães e gatos.
“Essa não é a primeira vez que a Muralha Digital flagra atos de maus-tratos a animais. Em novembro, nosso sistema de segurança flagrou o abandono de dez cães, sendo oito filhotes e dois adultos, em uma via monitorada. Graças à tecnologia avançada, foi possível identificar a placa do veículo e o reconhecimento rápido do infrator, que foi devidamente penalizado”, conta o diretor da GM-SJP, Mencato.
Muralha Digital
Desde que começou a ser implantada, em agosto de 2023, a Muralha Digital vem desempenhando um papel importante no monitoramento de diversas situações suspeitas. Neste ano, foram registrados 174 atendimentos relacionados ao tráfico de drogas.
Além disso, de acordo com dados de segurança pública de 2024, fornecidos pela Secretaria Municipal de Segurança (Semuseg), Guarda Municipal (GM-SJP) e a Muralha Digital, durante o ano, foram registrados 20.868 boletins de ocorrência (BO), com destaque para 4.379 ocorrências relacionadas à perturbação da tranquilidade, 1.322 atendimentos em casos de violência doméstica e 962 encaminhamentos à delegacia.
“A integração entre a Muralha Digital e a Guarda Municipal, bem como o uso de tecnologia de ponta, tem sido determinante para os avanços registrados, proporcionando um ambiente mais seguro para todos os nossos cidadãos”, enfatiza Mencato.
Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais