Hospital São José implanta projeto piloto de identificação para pacientes do Pronto Socorro
21-01-2020 18:30

No dia 17 de janeiro foi instalado no Hospital e Maternidade São José o projeto piloto de identificação dos pacientes que são internados no Pronto Socorro do Hospital. A identificação é feita por meio de pulseiras de identificação e será implantado em todo Hospital nos próximos dias.



Por meio deste projeto, o atendimento será beneficiado e mais organizado, já que a identificação conta com dados dos pacientes. A iniciativa faz parte do programa Paciente Seguro, já atuante no Hospital, que visa atender o protocolo de identificação e reforça as boas práticas em saúde, sendo o Hospital São José referência e destaque nacional.



Para a diretora e enfermeira obstetra do Hospital São José, Elaine Carvalho Correia, o projeto piloto de identificação é uma alternativa eficaz para coordenar e permitir a conferência de dupla checagem antes de cada ação frente ao paciente. “Um dos pilares do projeto é a identificação correta. A pulseira traz maior segurança ao paciente e ao profissional frente a execução dos procedimentos assistenciais”, comentou a diretora.



Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP)



O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura. 



O Programa Nacional de Segurança do Paciente trabalha com alguns temas, são eles: identificação do usuário, comunicação efetiva, cirurgia segura, higiene de mãos, segurança de medicamentos, quedas e lesão por pressão.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais