II Festival Polono-Brasileiro une culturas na Colônia Murici
17-11-2015 15:43

Foi realizado no último domingo (15) o II Festival Polono-Brasileiro, o evento aconteceu na Casa da Cultura Padre Karol Dworaczek, na Colônia Murici, e recebeu diversas atrações culturais durante todo o dia. Organizado pela Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, o Festival objetiva unir duas culturas em um evento que homenageia a imigração polonesa no Município.

O evento iniciou com a apresentação da Banda Marcial de São José dos Pinhais que executou os Hinos Nacionais Polonês e Brasileiro, com a presença do prefeito Luiz Carlos Setim e autoridades do Município, e também com a presença da vice-consul da República da Polônia, Dorota Pogutyn.

O palco do Festival recebeu ao longo do dia apresentações de diversos grupos folclóricos do Município, como os grupos de dança Soloveiko, dança típica ucraniana, Cuore d’Italia, dança típica italiana, e o grupo Folclórico Wawel, apresentando danças típicas polonesas.

A Oficina de Bonecos apresentou a peça “Um conto diferente” e no período da tarde apresentaram-se os Corais Ítalo-Polonês e Coral Melodia, assim como o grupo de Capoeira da Escola da Cultura, trazendo um gostinho de cada cultura para o palco do Festival.

Aconteceu ainda a abertura da exposição “Lendas Polonesas”, uma parceria com a Casa da Cultura Polônia Brasil de Curitiba com uma exposição de quadros e figurinos (confeccionados pelos alunos de designer de moda da universidade Tuiuti), baseados em lendas polonesas.

O Festival Polono-Brasileiro também contou com a participação da 3ª Caminhada Internacional da Natureza, organizada pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo Sictur), que passaram pela Casa da Cultura abrilhantando ainda mais o evento. O Festival Polono-Brasileiro além das apresentações étnicas contou ainda com uma Feira Gastronômica e de produtos artesanais da Colônia Murici.

O Festival recebeu também a filha do poeta Paulo Leminski, Aurea Leminski, divulgando o novo livro do autor, “Meu coração de polaco voltou” com edições traduzidas também para o polonês e que estará novamente em São José dos Pinhais para a abertura da exposição sobre o livro de mesmo nome, programado para março de 2016 na Casa de Cultura Polonesa na Colônia Murici.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais