Inscrições abertas até setembro para o Concurso Linguagens Culturais
30-06-2015 17:52

Estão abertas as inscrições para a edição 2015 do Concurso de Linguagens Culturais, que tem o objetivo de incentivar as artes literárias e visuais através da criatividade, bem como revelar talentos. As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de setembro na Biblioteca Pública Municipal Scharffenberg de Quadros. Neste ano, o tema do concurso é Sustentabilidade.

O concurso é dividido em duas vertentes: Prêmio de Literatura Leopoldo Scherner e Prêmio de Fotografia Sebastião Côrtes. A premiação é para os três primeiros lugares de cada categoria do Prêmio de Literatura, dividido em: conto, crônica, poesia e redação. Também são premiados os três primeiros lugares do Prêmio de Fotografia, que tem o objetivo de promover novos olhares sobre a Cidade e o tema estabelecido.

Quem foi Leopoldo Scherner?
Nasceu em 22 de julho de 1919 em São José dos Pinhais. Cursou o primário nessa Cidade, o ginásio em Rio Negro, o clássico no Rio de Janeiro e Letras Neolatinas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Brasil, hoje Universidade do Rio de Janeiro, além de Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Foi professor de Literatura Portuguesa, Língua Portuguesa e Filosofia Romântica nos cursos de Comunicação Social da PUC-PR. Membro da Academia Paranaense de Letras, ocupou a cadeira 5, sucedendo o poeta Tasso da Silveira. Fundou o Campus São José da Universidade Católica do Paraná e foi seu primeiro diretor de 1991 a 1995. Membro do Conselho de Cultura, participou da assinatura do termo de geminação entre São José dos Pinhais e Montemor-O-Velho, Portugal. Dinâmico, educado, poeta, cronista, filólogo, professor e escritor de histórias infantis dois fatores o caracterizaram marcantemente: o interesse por Portugal e a liderança entre os jovens. Foi homenageado no 6o Carnaval de bonecos de São José dos Pinhais, em 2005. Faleceu em 27 de janeiro de 2011.

Quem foi Sebastião Côrtes?
“Para fotografar bem não deve-se observar o objeto apenas com os olhos, mas sobretudo com a alma” – Sebastião Côrtes. Nasceu em Curitiba em 26 de abril de 1919. No início da década de 40, após concluir os estudos, iniciou trabalhos no Instituto Brasileiro de Geografia Estatística – IBGE. Mudou-se para Marechal Mallet, onde conheceu Dona Jacy, esposa e companheira. Durante a segunda guerra, auxiliou a desmantelar um covil de espiões nazistas que agia na região de São José dos Pinhais. Ainda nessa época, iniciou trabalhos na Base Aérea do Afonso Pena, então em construção e hoje aeroporto de São José dos Pinhais. ao término das obras, transferiu para a Secretaria da Fazenda do Estado. Posteriormente, foi aprovado em concurso público do Tribunal de Contas do Estado, onde trabalhou até se aposentar. Aposentado e sentindo necessidade de um noticioso local, fundou a Folha de São José, em que acumulava funções de diretor, redator, repórter e fotógrafo, essa última, profissão que exerceu até a saúde permitir. Em função da necessidade de rapidez, acabou por montar um laboratório fotográfico na própria casa, onde passava madrugadas entre revelações de filmes e fotografias. Apaixonado desde sempre por fotos, quando criança construiu sua própria máquina fotográfica e seu laboratório. Faleceu em 5 de outubro de 2010.

Concurso de Linguagens Culturais
Literatura Leopoldo Scherner e Fotografia Sebastião Côrtes
Inscrições: até 18 de setembro de 2015
Local: Biblioteca Pública Municipal Scharffenberg de Quadros
Endereço: Praça 8 de Janeiro, 120 – Centro
Informações: (41) 3381-5845

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais