Março é o mês de celebração dos 333 anos de São José dos Pinhais
02-03-2023 10:56

No dia 19 de março o município de São José dos Pinhais completa 333 anos, sendo mais velha que a capital paranaense – Curitiba.



Desta maneira, a administração pública tem uma intensa programação e serviços junto à população, alusivos a celebração do aniversário da cidade, bem como as ações continuadas das secretarias municipais.



Neste mês serão realizadas novas consultas públicas para a elaboração do orçamento de São José dos Pinhais. A Prefeitura, por meio das Administrações Regionais e da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEMPLAD), está realizando essas consultas públicas para a coleta de informações e definição das prioridades de investimento do orçamento público municipal, tendo como premissa o cumprimento das Leis Orçamentárias. Ainda acontecerão as consultas públicas nas localidades: Agaraú (dia 01), Guatupê (dia 08), São Marcos (dia 15), Colônia Rio Grande (dia 22), Centro (dia 27) e Quississana (dia 29).



Outras ações também estão previstas para este mês:



Dia 04/03 – 7ª Edição Noturna da Caminhada Internacional na Natureza – Circuito Murici/Caminho do Vinho, promovida pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SICTUR).



Dia 04/03 – Inauguração de um novo parquinho inclusivo, o Parque Para Todos. Localizado no Parque São José, o espaço vai garantir o lazer e a diversão de todas as crianças, especialmente as com deficiência ou com mobilidade reduzida.



Dia 05/03 – Na Praça do Verbo Divino acontecerá o Cultura na Praça, ação gratuita que terá exposição de carros e caminhões antigos a partir das 9h. A partir das 13h os visitantes poderão curtir shows com músicos da cidade, gibiteca, ônibus do lazer, camarim de pintura, contação de histórias, food trucks, bonecos e atrações circenses.



Dia 08/03 – Data em que também se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Prefeita de São José dos Pinhais – Nina Singer fará uma palestra, juntamente com a psicóloga Vania Rocha, gratuita e voltada ao público feminino, com o tema “Autoconhecimento e protagonismo: A importância da mulher na construção da sociedade”. A palestra será na Câmara dos Vereadores – Rua Veríssimo Marques, 699 – Centro.



Dia 10/03 – Entrega de certificados de cursos da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETRAB).



Dia 12/03 – Cãominhada, com concentração na Praça do Verbo Divino.



Dia 12/03 – Festa da Colheita – Colônia Murici.



Dia 13/03 – Início do mutirão de castração – para aqueles já cadastrados.



Dia 13/03 – Início da Semana do consumidor – PROCON São José dos Pinhais.



Dia 14/03 – Entrega do Selo Social para as empresas que participaram do Natal Social da Secretaria de Assistência Social.



Dia 15/03 – Entrega dos certificados do programa Brasil Mais, que leva inovação às empresas com soluções para aumentar a produtividade e gerar mais transformação.



Dia 16/03 – Inaugura a Exposição Festival Colônias no Shopping São José que vai até o domingo (19).



Dia 17/03 – No Espaço Mondrí inicia o Festival da Tilápia.



Dias 18 e 19/03 – No final de semana do aniversário da cidade iniciam diversas ações em comemoração aos 333 anos de São José dos Pinhais, com shows musicais, apresentações culturais e muito mais na Festa da Cidade.



Dia 19/03 – Inauguração da UPA Rui Barbosa.



Dia 19/03 – Acontece a Meia Maratona, organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL). A prova com 21 km poderá ser disputada por homens e mulheres nascidos até 31 de dezembro de 2010. As inscrições estão abertas até o dia 12 de março, mas podem ser encerradas antecipadamente se o limite técnico de inscritos for atingido.



Dia 26/03 – Domingo será realizada a Cavalgada do Batom na localidade da Campina do Taquaral. O evento é voltado às mulheres, com percurso de 13 a 20 km. O local terá ainda Feira de Produtos Coloniais e Festival de Food Trucks.



Confira a programação completa e atualizações nas redes sociais da Prefeitura e no Portal (www.sjp.pr.gov.br).



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais