Muralha Digital apresenta resultados positivos na segurança pública
10-11-2023 13:05

São José dos Pinhas tem investido cada vez mais em segurança pública. Um exemplo é a Muralha Digital, um sistema de monitoramento inovador que já vem demonstrando resultados positivos e reforçando a segurança pública. A Secretaria Municipal de Segurança (Semuseg) relata que, desde a implantação das novas câmeras de monitoramento, já realizou a recuperação de veículos furtados e enfatiza eficácia do sistema no combate à criminalidade.

O monitoramento em tempo real permite que as forças de segurança ajam rapidamente a incidentes, aumentando as taxas de captura de suspeitos e minimizando impactos adversos. Um bom exemplo, de acordo com informações da Guarda Municipal (GM), ocorreu no dia 02 de novembro quando as câmeras registraram uma motocicleta Honda Start vermelha, com alerta de furto, circulando pela Rua Joaquim Nabuco. No dia seguinte, a mesma situação se repetiu com uma motocicleta Yamaha YBR.

Agindo prontamente, a Central de Monitoramento e Comunicação (CECOM) da GM desempenhou um papel crucial em tempo real, repassando informações para as equipes que estavam de serviço. Os condutores foram abordados pelos agentes de segurança pública e as motocicletas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil, restituindo os bens aos seus legítimos proprietários.

Além das recuperações citadas acima, por meio da Muralha Digital foi possível recuperar um automóvel antes mesmo que o proprietário tivesse conhecimento do furto. “Essa eficiência no monitoramento destaca a importância do sistema para a prevenção de delitos”, afirma o secretário da Semuseg, Paulo Ferreira Tomaz.

Atualmente, a Muralha Digital de São José dos Pinhais conta com 30 pontos de leitura de placa de veículos em funcionamento. Segundo a Semuseg, em breve serão instalados também equipamentos com reconhecimento facial, fortalecendo ainda mais a capacidade de identificação e prevenção.

Principais vantagens da Muralha Digital:

Dentre os principais benefícios da instalação da Muralha Digital em São José dos Pinhais, destacam-se a prevenção de ações criminosas, sendo que os equipamentos desencorajam potenciais transgressores e contribuem para a diminuição de delitos.

As câmeras elevam a segurança pública, pois ajudam na Identificação de padrões criminosos e comportamentos suspeitos possibilitando abordagens proativas para manter a ordem pública. A Muralha Digital também traz mais qualidade de vida aos são-joseenses, permitindo que os cidadãos desfrutem dos espaços públicos com tranquilidade.

Outra vantagem diz respeito ao tráfego e urbanização, pois com informações sobre fluxo de veículos e movimentação urbana é possível planejar rotas eficazes, detectar engarrafamentos e otimizar de fluxos viários, contribuindo para uma cidade mais fluída e sustentável.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais