Mutirão de oftalmologia é realizado no Guatupê
12-02-2020 13:59

Por meio da Secretaria de Saúde, a Prefeitura de São José dos Pinhais iniciou na manhã desta terça-feira (11), mais um mutirão de especialidades no município, desta vez, de oftalmologia. Os mutirões estão sendo realizados por diversos bairros e Unidades Básicas de Saúde, com o objetivo de zerar as filas de espera e aproximar os atendimentos da população.



O primeiro dia de mutirão de oftalmologia no Guatupê teve início nesta manhã, com o 200 agendamentos. A ação foi organizada pela Unidade Básica de Saúde Ipê, mas foi realizada na UBS Guatupê, atendendo as proximidades dos bairros, é o que explica a diretora da Atenção à Saúde, Ivete Martinez. “Durante a semana, a Unidade de Saúde do Ipê entrou em contato com o usuário por telefone, agendando hoje o mutirão na Unidade de Saúde do Guatupê que é mais próxima do bairro”, explicou.



O mutirão será realizado também no dia 14 e 15 de fevereiro, com um total de 500 agendamentos até o final do mutirão. Segundo a coordenadora da Unidade de Saúde do Ipê, Andressa Boza, a ação está sendo organizada pela Unidade do Ipê e aproximará a população dos atendimentos. “A nossa equipe da Unidade de Saúde Ipê se mobilizou para avisar a população, agentes comunitários de saúde, equipe de enfermagem, equipe administrativa, e saímos na comunidade divulgando os dias, os horários das consultas. Estamos muito felizes com essa proposta que está facilitando o acesso à população a esses exames que eles esperavam por muito tempo”, afirmou a coordenadora.



Para o paciente João Evangelista, que sofre com uma perda de visão gradativa e esteve presente durante o primeiro dia de mutirão, atendimentos como esses otimizam a saúde pública e facilitam o deslocamento do usuário. “Vai ajudar bastante, porque você sabe que a fila de espera do SUS demora um pouco mais porque é muita gente, com esses mutirões vai ajudar bastante as pessoas aqui também”, comentou.



O primeiro mutirão de oftalmologia foi um sucesso no município, totalizando 1.487 pacientes agendados, e a expectativa é que mais atendimentos por meio de mutirões de especialidades sejam feitos em diversos bairros e Unidades Básicas de Saúde.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais