Nação Zumbi e Diogo Nogueira são as atrações de sábado (15) da Virada Cultural
04-11-2014 19:42

Pelo segundo ano seguido São José dos Pinhais participa da “Virada Cultural Paraná”, ação cultural do Governo do Estado em oito cidades paranaenses. No ano passado o palco montado na Praça do Verbo Divino recebeu os shows de Zélia Duncan e Planta e Raiz. Neste ano as atrações do Palco Conexões, que será montado na Rua Voluntários da Pátria, 230 – esquina com a Rua Sete de Setembro, recebe oito atrações musicais em duas noites de shows – 15 e 16 de novembro.

Na sábado (15) os shows começam às 17h30 com Iguana Dead, às 19h30 The Nobs, às 21h é a vez da Nação Zumbi apresentar ao vivo seu último trabalho de estúdio. Após os pernambucanos sobe ao palco, por volta das 23h, Du Gomide e as atrações musicais da noite encerram com Diogo Nogueira. No domingo (16) os shows começam às 17h com o rapper Emicida, seguido pela Orquestra Harmônicas de Curitiba e por volta das 20h o encerramento será com Sidney Magal.

Além dos shows musicais, a programação da Virada Cultural em São José dos Pinhais compreende uma série de ações culturais e educacionais, entre os dias 11 e 14 de novembro, na Semana de Arte-Educação. Serão dezenas de atividades com o objetivo de estimular a reflexão e levantar questões sobre o tema.

As outras sete cidades paranaenses que recebem o evento são: Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Paranavaí, Toledo e Umuarama. No Paraná serão mais de 460 atrações durante toda a semana, entre shows com artistas nacionais e regionais, apresentações de dança, intervenções cênicas, orquestras, contação de histórias e leitura, atividades recreativas, oficinas de grafite, circo e artesanato, exposições, exibição de vídeos, teatro, jogos, coral, declamação de poesias, entre outros.

A Virada Cultural Paraná 2014 é uma realização do Governo do Paraná, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e Departamento de Trânsito do Estado (Detran), e conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais e administrações municipais das demais cidades, SESC-PR, SESI-PR, é-Paraná e Sanepar.

Nação Zumbi

Há exatos 20 anos a Nação Zumbi, um dos grupos mais importantes do país, lançava seu primeiro registro – “Da Lama ao Caos”, álbum de estreia de Chico Science & Nação Zumbi saiu em abril de 1994. O trabalho foi um marco de uma turma que criou uma cena que, enfim, desestabilizou o eixo da produção musical no Brasil. Como a obra de outras bandas conterrâneas, era o expressar sonoro dos caranguejos com cérebro, da parabólica na lama, e tudo o mais que as pessoas sabem, sentem, ou ouvem dizer como manguebeat. O segundo álbum, Afrociberdelia foi lançado em junho de 1996, e em menos de um ano, a banda – e o mundo – perdeu Chico Science. Apesar do baque a Nação Zumbi se reestruturou e soube se reinventar ano após ano, disco após disco até chegar aqui. Hoje a banda suscita o manguebeat, mas também faz nascer outros sons, de uma seara lavrada por tantos anos. Não é acaso a Nação Zumbi ser até hoje uma das bandas mais influentes e respeitadas na música brasileira.

Diogo Nogueira

Carioca, nasceu em 26 de abril de 1981, é cantor, compositor e vem de uma nobre linhagem do samba. Filho do saudoso sambista João Nogueira, acostumou-se desde cedo a ser embalado por choros e sambas. João costumava levar Diogo para cantar em seus shows e logo vieram os convites para participar de rodas de samba do Rio, hábito que lhe rendeu respeito e aprovação dos “bambas” da música. No final de 2005, participou do antológico show realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, comemorando os 40 anos de carreira da cantora Beth Carvalho. Depois de promover a mistura de samba com rock ao cantar com a cantora Pitty no projeto Estúdio Coca-Cola, Diogo foi um dos indicados ao Prêmio Multishow de Música Brasileira de 2008, na categoria “Revelação”. Em novembro do mesmo ano, participou da festa do Grammy Latino 2008, no Texas (EUA) prêmio que foi indicado na categoria principal, como “Artista Revelação”, e ainda fez shows em Los Angeles e San Diego. No final de outubro de 2010 embarcou para a Europa, onde fez a sua primeira turnê pelo continente. Em novembro do mesmo ano ganhou o Grammy Latino na categoria brasileira de “Melhor Álbum de Samba. Entre junho e julho de 2011 fez sua segunda turnê internacional, que passou pela Europa e Estados Unidos. Além dos shows, o cantor segue no comando do programa “Samba na Gamboa“ (TV Brasil) onde já entrevistou e cantou com grandes nomes da música.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais