Não deixe os pneus velhos prejudicarem a sua família
09-02-2004 20:32


Desde a metade do ano de 2003, São José dos Pinhais participa do programa de reciclagem de pneus. A campanha incentiva a entrega de pneus inutilizados de automóveis ou caminhonetes, limpos e secos, para a empresa que está realizando a reciclagem, a BS Colway. As unidades picotadas são vendidas para a Petrobrás e servem para a geração de energia e recapagem asfáltica.
Os interessados em entregar os pneus velhos para reciclagem podem realizar de diversas maneiras. Uma delas é entregar no programa de coleta Porta a Porta e sobre este programa é válido o doador se informar sobre a coleta em seu bairro pelo telefone 381-6929. Outra forma é trocar cada pneu por uma muda de flor, programa este que acontece todas às quintas-feiras, em frente à Usina de Conhecimento, na rua Veríssimo Marques, fundos da Prefeitura.
Já as pessoas que puderem se locomover até a empresa recicladora, esta informa que paga R$ 0,45 e R$ 0,75, para pneus de carro e caminhonetes, respectivamente. Em todo o Paraná já foram reciclados cerca de 6,5 milhões de pneus desde o início de 2001. o reaproveitamento dos pneus velhos é uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Conama, número 258, de 26 de agosto de 1999.
A referida resolução menciona em seu artigo 3.º, parágrafo III, A, que a partir de 1.º de janeiro de 2004 que para cada um pneu novo fabricado no país ou pneu novo importado, inclusive aqueles que acompanham os veículos estrangeiros, as empresas fabricantes e as importadoras deverão dar destinação final a um pneu inservível.
A resolução considera que os pneumáticos inservíveis abandonados ou dispostos inadequadamente constituem passivo ambiental, que resulta em sério risco ao meio ambiente e à saúde pública. “As áreas livres dos pneus velhos, além de manter mais limpos os terrenos baldios, também ajudam ao combate do mosquito da dengue nesta época de verão”, acrescenta o prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim.


SERVIÇO
Maiores informações podem ser adquiridas na Secretaria de Meio Ambiente, fon 381-6930 ou com a BS Colway, fone 673-8000






Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais