Neste sábado tem vacinação contra o Sarampo
18-10-2019 11:14

Neste sábado (19) a Secretaria de Saúde pretende intensificar a cobertura vacinal da população contra o sarampo por meio do Dia D, por isso todas as Unidades de Saúde urbanas e algumas rurais (com exceção do Castelhanos, Faxina, Agaraú e Marcelino) estarão abertas para vacinar crianças de 6 meses a menores 5 anos contra o sarampo.



Os casos de sarampo tem aumentado no Paraná e por isso a Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, convoca todos os responsáveis a levar as crianças de 6 meses a menores cinco anos de idade para comparecer as Unidades de Saúde e receber a vacina.



Para as crianças a partir de 5 anos e adultos de até 49 anos a vacinação pode-se dar a qualquer dia de semana na Unidade de Saúde do seu bairro.



Sobre o Sarampo



Tem alguma dúvida? A Divisão de Vigilância Epidemiológica responde:



Onde esta disponível a vacina contra o Sarampo em São José dos Pinhais?



Em todas as Unidades Básicas de Saúde.



Quem já teve sarampo precisa tomar a vacina?



Independente se você teve Sarampo ou não, deve-se seguir as orientações do calendário vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde: de 12 meses a 29 anos deve ter duas doses de vacina e de 30 a 49 anos deve ter uma dose de vacina.



Quem não pode tomar a vacina contra o sarampo?



Gestantes, pessoas imunocomprometidas e crianças menores de 6 meses.



OBS: após tomar à vacina as mulheres não poderão engravidar no período de 30 dias após a aplicação. Assim como o doador de sangue, que deve respeitar o prazo de 30 dias após a aplicação da vacina contra o sarampo para realizar a doação de sangue.



Quem esta amamentando pode tomar a vacina contra o sarampo?



Sim, deve seguir as orientações do calendário vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde.



Quem esta amamentando precisa interromper a amamentação após tomar a vacina contra o sarampo?



 Não precisa interromper a amamentação.



Quem tem mais de 50 anos de idade pode tomar a vacina contra o sarampo?



Apenas é recomendada a vacinação para esta faixa de idade os casos de pessoas que tenham contato com um caso suspeito ou confirmado de sarampo como estratégia de bloqueio.



Vou viajar para uma cidade que esteja tendo casos de sarampo, devo tomar a vacina?



Independente do destino da sua viagem deve-se seguir as orientações do calendário vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde: crianças de 06 meses a 11 meses com dose zero, pessoas de 12 meses a 29 anos devem ter duas doses de vacina e pessoas de 30 a 49 anos devem ter uma dose de vacina.



Não tenho comprovante de que tomei a vacina contra o sarampo, posso tomar novamente?



Sim, levando em consideração as orientações do calendário vacinal do Ministério da Saúde.



Quais são os sintomas do Sarampo?



Febre alta (acima de 38,5ºC) acompanhada de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite e manchas avermelhadas na pele que iniciam no rosto e progridem em direção aos pés.



Como se transmite o sarampo?



Através do contato pessoa a pessoa por tosse, espirro, fala ou respiração (por meio da dispersão de partículas virais no ar).



Como prevenir o Sarampo?



A melhor forma de prevenir é a vacinação. Evitar aglomeração de pessoas, os ambientes devem estar sempre arejados e ventilados, proteger o nariz e a boca e sempre que tossir ou espirrar usando um lenço de papel ou o braço, nunca com as mãos também ajuda.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais