Nova Linha Turismo do Caminho do Vinho começa a operar neste sábado
24-09-2010 19:51

Começa a operar, neste sábado (25), a nova Linha Turismo que fará o roteiro rural do Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais. A partir de agora, os turistas poderão curtir cinco roteiros diferentes que serão divididos entre os sábados e domingos. O ponto de saída e chegada muda-se para o Shopping São José, novo parceiro da iniciativa que reúne a Prefeitura Municipal, a Auto Viação São José, a Associação Caminho do Vinho (Acavim) e a empresa Vintage Turismo e Eventos.

“Queremos incrementar o turismo na região atraindo mais pessoas para conhecerem o Caminho do Vinho. Por isso estamos melhorando os serviços prestados através da Linha Turismo. Quem ainda não conhece, precisa visitar e quem já fez o passeio pode repetir com as novidades”, disse o secretário Municipal de Indústria e Comércio, Christian Bundt. Nesta sexta-feira (24), acontece o lançamento da Linha no Shopping São José com a presença de várias autoridades.

Segundo Fernanda Ferraz, da Vintage Turismo, serão realizadas melhorias nos ônibus e distribuídos mapas com as rotas do Caminho para os turistas. Além disso, a cada sábado e domingo será feito um roteiro diferente. Nos sábados, o passeio é finalizado com um café colonial, pago pelo próprio turista. Já nos domingos, o roteiro começa com um almoço para depois fazer as paradas nas adegas, chácaras, pesque-pague e outros empreendimentos do turismo local. Ao todo, o passeio tem duração de cinco horas, com vinte minutos de tempo em cada uma das nove paradas. Para as refeições, o tempo de espera é de uma hora no local.

“Desde o Portal de São José dos Pinhais, o turista conhece toda a história da Colônia Mergulhão, quem foram os primeiros moradores, passa por casas históricas e conhece o folclore o artesanato e as comidas típicas da região”, contou a guia da Linha Turismo, Rosana Pissaia.

O Caminho do Vinho começou a se desenvolver como roteiro turístico no ano 2000. Já a Linha Turismo começou a operar há 4 anos. Hoje, o roteiro recebe cerca de 9 mil visitantes por mês, além da tradicional Festa do Vinho que neste ano reuniu mais de 30 mil pessoas. O caminho possui 30 propriedades rurais onde são comercializados produtos como o vinho artesanal, sucos, licores, produtos coloniais entre eles salames, queijos, doces, conservas entre outros.

A Linha Turismo tem saídas aos sábados às 13:30 e aos domingos às 11:00 em frente ao Shopping São José e custa R$ 15,00.




Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais