Novas linhas metropolitanas começam a circular
13-01-2020 21:39

A Prefeitura de São José dos Pinhais, em mais uma parceria com a Coordenação da Região Metropolitana (Comec), inaugurou nesta segunda-feira (13) as novas linhas de ônibus metropolitanas: São José/Piraquara e São José/Colombo.



A nova linha São José/Piraquara é inédita para os municípios de São José dos Pinhais e Piraquara, ligando o Terminal Afonso Pena com o Terminal Central de Piraquara. No Terminal Afonso Pena, o usuário poderá realizar a integração (sem pagamento de tarifa) com as linhas metropolitanas. Para a integração com as linhas urbanas de São José dos Pinhais, serão aceitos pagamentos somente por meio do cartão VEM.



Para o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, que percorreu o itinerário São José/Piraquara, a inauguração de uma nova linha de ônibus é benéfica para a população que necessita realizar o trajeto diariamente. “Sabemos que a Região Metropolitana tem um grande fluxo de trabalhadores todos os dias, então esse esforço da Comec com a Prefeitura, é importante para melhorar a vida dos usuários que realizam o trajeto diariamente. É o poder público municipal e estadual para melhorar o transporte coletivo para as pessoas”, comentou o prefeito.



A linha São José/Piraquara irá otimizar o tempo de descolamento dos usuários, que poderão se locomover com uma linha direta entre São José dos Pinhais e Piraquara, como é o caso do munícipe de Piraquara, Alan Alves, que percorre todos os dias o mesmo trajeto até o trabalho. “Antes eu pegava quatro ônibus todos os dias. Agora ficou ótimo! Eu tinha que sair de casa com o primeiro ônibus, 5h20 da manhã, agora eu pego às 7h, ficou muito bom”, afirmou.



Ao todo, são 18 horários disponíveis para a integração entre os municípios, com o primeiro horário sendo às 5h20 e o último às 22h em dias úteis. O itinerário contempla as seguintes vias: Terminal Piraquara, Avenida Getúlio Vargas, Rod. Dep. João Leopoldo Jacomel, Rua Hebert Trap, Rua Richard Lickfeld, Rua Pastor Adolfo Weidmann, Rua Oliveira Correa Branco, Avenida Rui Barbosa e Terminal Afonso Pena. Segundo o presidente da Comec, Gilson Santos, esta linha é um antiga reivindicação, que agora atendida, possibilitará agilidade no deslocamento de muitas pessoas. “Muita gente de Piraquara trabalha em São José. A gente sabe que São José é uma das principais cidades do Estado do Paraná, então essa ligação era muito esperada e a partir de hoje passa a funcionar diariamente para que os moradores de Piraquara tenham essa ligação com São José e vice e versa”, comentou Santos.



Já a linha Colombo/São José, que já existe, terá seu trajeto reduzido entre os municípios, deixando de passar pela área Central de São José dos Pinhais, oferecendo integração por meio do Terminal Afonso Pena, é o que explica o secretário de Transporte e Trânsito, Fabrício Tambolo. “Achamos uma forma de integrar essa linha dentro do Terminal Afonso Pena, ela ficou um pouco mais curta. Com o cartão VEM, o Metrocard, o usuário consegue integrar com as nossas linhas urbanas. Cada vez estamos trabalhando para melhorar o sistema de transporte coletivo”, enfatizou.



Os passageiros que estiverem vindo para São José dos Pinhais de uma destas cidades, Piraquara ou Colombo, vão pagar a tarifa de R$ 4,50 e através do Terminal Afonso Pena terão acesso gratuito as linhas urbanas, devendo pagar apenas no seu retorno, o que vai exigir a posse do Cartão VEM – Vale Eletrônico Municipal.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais