Novo local de atendimentos na área de surdez
01-08-2018 15:27

A Secretaria de Educação informa que, atendendo o que propõem o MEC no que se refere à inclusão escolar, que prevê o Atendimento Especializado preferencialmente na Rede Regular de Ensino, o trabalho desenvolvido pelo CAE Dom Pedro II, localizado no bairro São Domingos, será reorganizado e remanejado para um espaço mais central, na Escola Municipal Padre Pedro Fuss, próximo onde já ocorrem atendimentos na área da surdez, na Escola Ilza de Souza Santos.  Esta reorganização objetiva otimizar o espaço e os profissionais.



O atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais se caracteriza por ser uma ação do sistema de ensino no sentido de acolher a diversidade ao longo do processo educativo, constituindo-se num serviço disponibilizado pela escola para oferecer o suporte necessário às necessidades educacionais especiais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento.



O atendimento educacional especializado constitui parte diversificada do currículo dos alunos com necessidades educacionais especiais, organizado institucionalmente para apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns. Dentre as atividades curriculares específicas desenvolvidas no atendimento educacional especializado em salas de recursos se destacam: o ensino da Libras, a comunicação alternativa, o enriquecimento curricular, dentre outros.



Além do atendimento educacional especializado realizado em salas de recursos, este professor estará subsidiando em sala de aula orientando e disponibilizando, quando necessário, ajudas técnicas e tecnologias assistivas, etc.



Os atendimentos ocorrerão com os mesmos profissionais que atualmente atendem no CAE Dom Pedro II. Todo o trabalho ocorrerá de forma integrada, pois os profissionais estarão subsidiando as escolas onde estes alunos estão matriculados. O planejamento é individualizado, focando nas necessidades de cada aluno, respeitando o trabalho na modalidade oral e/ou em língua de sinais.



Estas informações já foram repassadas aos profissionais e familiares em reuniões realizadas na unidade, com a Secretária de Educação e equipe do Departamento de Educação Especial.



Tais ações preveem a manutenção e melhoria da qualidade do atendimento.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais