Operação de fiscalização das ocupações máximas dos ônibus é realizada no Terminal Afonso Pena
10-03-2021 20:20

Com o objetivo de verificar se as empresas do Transporte Coletivo estão cumprindo o Decreto Estadual 7.020/2021, que prevê medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19, a Prefeitura de São José dos Pinhais realizou na manhã desta quarta-feira (10), uma operação de fiscalização das ocupações máximas dos ônibus no Terminal Afonso Pena.



Organizada pelas Secretarias de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt) e Segurança (Semuseg), em parceria com o Procon de São José dos Pinhais, a operação averiguou se as medidas sanitárias do Decreto Estadual (7.020/2021) estão sendo cumpridas. Entre elas estão:



Ocupação máxima em 70% da capacidade de passageiros nos ônibus;



Janelas dos veículos abertas;



Higienização dos ônibus entre uma viagem e outra;



Cumprimento dos horários;



Para o secretário de Urbanismo, Transportes e Trânsito, Lucas Pigatto, a ação busca o melhor atendimento da população que depende do transporte público, ainda mais em tempos de pandemia. “Cuidados e prevenção são fundamentais no combate ao Coronavírus, por isso estamos verificando se as empresas estão cumprindo o que determina o decreto. Vale ressaltar que colocamos fiscais em período integral nos dois terminais, além de equipes realizando fiscalização em todas as regiões”, disse.



O secretário de Segurança, Ricardo Kusch, explicou como está acontecendo as ações de fiscalização e as instruções para os munícipes durante a pandemia. “Organizamos uma força tarefa de orientação e conscientização da população quanto aos decretos vigentes para sanar todas as dúvidas. Nós, como Prefeitura, temos que orientar e dar suporte aos cidadãos”, afirma.



Segundo o coordenador do Procon de São José dos Pinhais, Jaiderson Rivarola, o órgão está fazendo o trabalho de fiscalização, juntamente com as outras secretarias, para orientar as pessoas sobre as medidas de prevenção, bem como prestar um melhor atendimento à população, que é um pedido da prefeita Nina Singer.



O foco da operação de fiscalização foi a linha Terminal Afonso Pena/Terminal Central, que hoje é a que demanda maior fluxo de passageiros.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais