Operação de segurança é lançada em São José
19-02-2021 12:41

Ações de bloqueio, cumprimento de mandados e abordagens policiais serão o foco da Operação “Independência”, deflagrada na manhã desta quinta-feira (18), no Parque São José. Buscando reprimir a criminalidade violenta no município, o projeto piloto do Governo Federal foi lançado oficialmente pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, que segue a “Agenda Segurança Pública 2021. Sistema Único de Segurança Pública fortalecido, cidadão mais seguro”.



Além do ministro, a cerimônia ainda contou com a presença da prefeita Nina Singer, do vice-prefeito Professor Assis, do secretário de Segurança Pública do Paraná (Sesp-Pr), Cel. Romulo Marinho Soares, dos deputados federais Luizão Goulart e Sargento Fahur, do secretário de Segurança de São José dos Pinhais, Ricardo Kusch, do comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Hudson Teixeira, do chefe do Estado-Maior do 6º Comando Regional da PM, Cel. Renato Ribas, entre outras autoridades.



A ação integrada entre as diversas forças de segurança é, segundo o ministro André Mendonça, o marco inicial de uma série de atividades que devem ser desenvolvidas nos próximos meses entre governos federal e estadual. O município de São José dos Pinhais, que já participa do programa “Em Frente Brasil”, é uma das cinco cidades escolhidas para o desenvolvimento da iniciativa.



O plano tem como objetivo principal reduzir os crimes praticados por membros de organizações criminosas, como homicídio, latrocínio, tráfico de drogas e roubos, em áreas de interesse operacional, previamente estudadas pelas entidades de segurança locais. De acordo com o comandante do 6º Comando Regional da PM, Cel. Renato Ribas, ao todo 117 agentes estarão operando em duas regiões estratégicas da cidade.



Durante o lançamento, a prefeita Nina Singer falou sobre a relevância das ações integradas para o combate ao crime no município e reforçou a importância do desenvolvimento de políticas preventivas paralelas, para frenar a atuação de criminosos. A agenda do ministro André Mendonça no município ainda contempla visitas às instalações da Polícia Militar, Polícia Civil e Sistema Penitenciário.



A iniciativa do Ministério reforça os pilares da Lei no 13.675/2018, que institui um Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) para a integração formal e material dos órgãos de segurança pública. Além do Paraná, o Ceará e o Rio Grande do Norte também aderiram ao programa.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais