Prefeito acompanha apresentação de projetos da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo
14-07-2017 20:47

Na manhã da última quinta-feira (13), o prefeito Toninho Fenelon participou de reunião de apresentação dos projetos e programas desenvolvidos pela (Sictur) de São José dos Pinhais. A proposta do encontro é o conhecimento coletivo das ações dos diversos departamentos da Secretaria. O prefeito explicou a situação econômica que o Município está vivendo e dos desafios a serem enfrentados.

“É comum, quando participamos de eventos com representantes de outros municípios do Paraná, sermos chamados de Cidade rica. Daí eu começo a falar de que as nossas dificuldades são maiores que as de outros municípios, porque São José dos Pinhais cresceu e muitas pessoas vieram morar para cá. Só que o crescimento também demanda mais serviços públicos, situação que fica mais delicada em momentos de crise, como o que estamos passando”, disse Toninho.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Giam Celli, destaca que a diminuição de arrecadação de São José dos Pinhais deve-se, principalmente, à queda do setor industrial. “Por sermos um Município que tem a maioria da sua arrecadação do setor industrial, sentimos mais os reflexos da atual crise, diferente dos municípios com base na economia agrícola. A mudança dessa realidade está na diversificação da nossa economia, especialmente no crescimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas, bem como no setor de serviços”, declara.

De acordo com a Prefeitura, a estimativa da queda de repasse do ICMS para São José dos Pinhais é de 35%. Mesmo assim, a Prefeitura está enfrentando a crise com inovação, parceria e bons resultados. “Quando nós erramos na administração pública, quem paga é a população. Por isso, temos que dar o nosso melhor. E é com esse pensamento que a nossa gestão trabalha para a comunidade. Estamos atuando para superamos os desafios. Felizmente, os resultado começam a aparecer”, atesta o prefeito.



Saúde

Em seis meses, foram entregues à população o Novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e as obras de ampliação e reformas nas Unidades Básicas de Saúde Veneza e Campina do Taquaral. Além destas, já foram finalizadas e entregues as obras de manutenção e reforma de mais 10 Unidades de Saúde no Município. São elas: Unidade Básica de Saúde (UBS) Malhada; UBS Marcelino; UBS Campo Largo da Roseira; UBS Moradias Trevisan; UBS Cachoeira; UBS Afonso Pena; UBS Guatupê; UBS Ipê; UBS São Marcos e a Policlínica Infanto-Juvenil.



Educação

Com 70% do projeto já executado, a previsão de término das obras da nova Escola Madre Paulina é para o segundo semestre de 2017. Ela terá uma estrutura adequada para atender o Ensino Especial no Município.

O complexo educacional está localizado no bairro Guatupê, em uma área territorial de 7.309 m² com 4,2 mil m² de área construída.



Obras na Avenida Rui Barbosa

As obras de duplicação da Avenida Rui Barbosa estão em estágio final. A via, um importante corredor metropolitano, atende cinco bairros e vai desafogar o trânsito da região. A obra, financiada através de uma parceria entre a Fomento Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais, envolve pavimentação, drenagem, ciclovias, novas placas e novos pontos de ônibus.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais