Prefeito assina Ordem de Serviço para reforma e ampliação da Agroindústria do Castelhanos
30-12-2020 11:52

Em 2021 São José dos Pinhais deve se destacar na produção de farinha de banana, tanto para atender ao mercado interno quanto para a exportação para outros países – é esta a expectativa dos cooperados da Cocastel – Cooperativa dos Agricultores Familiares da Colônia Castelhanos, formada por 27 produtores locais.



Isso será possível graças as obras que iniciam no começo de 2021 com a assinatura da Ordem de Serviço para reforma e ampliação da Agroindústria do Castelhanos, local destinado ao beneficiamento da produção local de bananas que serve aos cooperados.



A ordem para início das obras foi assinada na manhã desta terça-feira (29) pelo prefeito Toninho Fenelon, e contou com a presença dos secretários de Agricultura e Abastecimento, Osmar Foggiatto, e o secretário de Viação e Obras Públicas Paulo Ravaglio, além dos representantes da Cocastel e da empresa vencedora da licitação.



O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento há cerca de um ano e contou com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de São José dos Pinhais. Para a aquisição posterior dos equipamentos foi obtida uma verba de mais de R$ 450 mil junto ao Governo do Estado.



Com a conclusão das obras a produção de farinha de banana que hoje é de 1 tonelada será triplicada, podendo ser ampliada ainda mais conforme a demanda.



Há cerca de três anos aconteceu a exportação de um primeiro lote de farinha de banana para o Canadá que tem interesse em continuar adquirindo grande quantidade do produto – o que será possível com o término das obras.



Além da farinha de banana a Agroindústria também produz doce de banana que já é comercializado na Região Metropolitana de Curitiba.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais