Prefeitura de São José dos Pinhais alerta sobre riscos de afogamento em ambientes aquáticos
14-11-2023 11:52

Devido às altas temperaturas que estão atingindo o país, as pessoas buscam ambientes aquáticos, como praias, piscinas, cachoeiras, lagos e represas para se refrescarem. Com isso, também aumentam os casos de afogamento. Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), cerca de 15 afogamentos acontecem por dia. Ou seja, a cada 90 minutos, um brasileiro morre afogado.

Sabendo da necessidade de alertar a população sobre os riscos, a Prefeitura de São José dos Pinhais separou informações, dicas e cuidados para prevenir casos de afogamento.

Segundo a Sobrasa, cerca de 45% das mortes por afogamento ocorrem com pessoas abaixo de 29 anos, mas todas as pessoas correm riscos de afogamento, até as mais experientes e que sabem nadar. Bebês e crianças são mais vulneráveis quando estão na água e qualquer descuido pode ser fatal.

Os pequenos podem se afogar em banheiras, piscinas, lagos, baldes e máquinas de lavar roupas. Por isso, é importante sempre a supervisão de um adulto.

Aparelhos de sucção

Um dos causadores de afogamentos em piscina é o aparelho de sucção (ralo), que pode puxar alguma parte do corpo do banhista e deixá-lo preso. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determinou, por meio da NBR nº 10.339 de 2018, que esses dispositivos sejam comercializados com materiais que oferecem segurança, com tampa antiaprisionamento.

Ralos antigos, menores e com grades mais abertas, são proibidos. Por isso, é importante contratar uma empresa especializada para verificar se o ralo da sua piscina está atualizado e, se necessário, colocar uma proteção.

Cuidados para ter com o aparelho de sucção:

Jamais deve estar ligado no momento de banho;

É importante ter dois ralos na piscina, para que se um for tampado, a força de sucção vá para o outro;

Os moradores de casas com piscinas devem saber utilizar a bomba para desligar a piscina imediatamente, quando for necessário.

Esteja sempre em alerta!

Mais de 90% das mortes ocorrem por ignorar riscos, não respeitar os limites e/ou não saber como agir. Confira algumas recomendações e dicas de cuidado para se refrescar sem preocupações em ambientes aquáticos:

Nunca nade sozinho, prefira nadar acompanhado, seja na piscina ou no mar;

Se for entrar em rios e cavas, ande de barco pedalinho;

Use colete salva-vidas em passeios de barco e coloque-os nas crianças na praia (colocar as boias de braço, quando for na piscina);

Nade em locais observados por salva-vidas;

Se não souber nadar, verifique a profundidade da piscina antes de entrar. Só entre em piscinas com profundidade abaixo do seu pescoço;

Caso tenha uma piscina em casa, coloque cercas para evitar que uma criança entre sem o acompanhamento de adulto e se afogue;

Feche qualquer porta de acesso a um local com água (principalmente para bebês);

Ensine segurança aquática para as crianças;

Qualquer reservatório de líquidos (baldes, bacias, banheiras e tanques) deverá ser esvaziado após uso;

Nunca ingira álcool ou outras drogas à beira de piscinas, lagos, rios ou em embarcações;

Leia com atenção e respeite os avisos de segurança em locais públicos, como praias;

Procure nadar longe de cais, embarcações, rochas e correntezas. Em lagoas e represas geralmente não é conhecida a profundidade e a existência de eventuais buracos.

Saiba como agir em casos de afogamento:

O diretor de Urgência e Emergência de São José dos Pinhais, Rafael Gabriel, informa quais são as ações imediatas que uma pessoa deve ter caso encontre alguém se afogando.

“O cidadão deve chamar o atendimento salva-vidas (em locais que tenham essa possibilidade) ou o atendimento médico de emergência, sendo o 192 (SAMU) ou 193 (SIATE). Além disso, é importante verificar se alguma pessoa que esteja perto, possui conhecimento para iniciar o atendimento de suporte básico de vida até que a ambulância chegue ao local”.

Rafael destaca também que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município possuem bolsas de emergência do SAMU, além do treinamento de emergência oferecido por programas parceiros do SAMU.

Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento

Para alertar sobre os riscos de acidentes em ambientes aquáticos e como evitá-los, o dia 25 de julho foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento. A data também serve para divulgar informações sobre como prestar os primeiros socorros em casos de afogamento, ato que pode ser crucial para salvar uma vida.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais