Prefeitura de São José dos Pinhais promove mutirões de castração para controle e cuidado animal
08-01-2024 12:26

Consolidando seu compromisso com o bem-estar animal e o controle responsável da população de cães e gatos no município, a Prefeitura de São José dos Pinhais começa o ano realizando dois mutirões de castração. As ações serão promovidas por meio do setor de Defesa e Controle Animal da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) e o atendimento será feito por meio de agendamento de horários dos moradores cadastrados.

O primeiro mutirão está programado para ocorrer na Praça da Juventude, no Guatupê, nos dias 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro, com início às 8 horas. A expectativa é de que 650 animais sejam atendidos durante a ação. Já o segundo mutirão está agendado para os dias 5, 6 e 7 de fevereiro, no Parque da Fonte, no Afonso Pena, também com a estimativa de atender 650 animais.

A assessora do setor de Defesa e Controle Animal da Semma, Bruna Silva, explica que os mutirões são planejados para atender a lista de espera de cadastros realizados.

“Nós vamos chamando os moradores daquele bairro que já estão cadastrados no nosso sistema. Importante lembrar que nossa equipe faz uma análise do cadastro e, se a pessoa estiver de acordo com os requisitos, entramos em contato para agendar o horário de atendimento. Nos mutirões são atendidos apenas os munícipes que têm horário agendado, não é feito encaixe na hora”, ressalta Bruna.

Sobre a castração

A castração é um procedimento cirúrgico simples e fundamental que tem como objetivo melhorar a qualidade e o tempo de vida dos cães e gatos, controlar a população de animais de rua, reduzir o risco de doenças infecciosas, controlar comportamentos indesejados e diminuir o risco de enfermidades mamárias, uterinas e ovarianas nas fêmeas.

Mutirões em São José dos Pinhais

Em 2023, a Prefeitura de São José dos Pinhais realizou seis mutirões de castração, atendendo cerca de cinco mil animais entre cães e gatos. Também foram realizadas 500 castrações gratuitas por meio de clínicas credenciadas, reforçando o comprometimento da administração municipal com o controle e cuidado responsável da população animal.

Programa de castração

A castração gratuita, oferecida pela Semma, está disponível para as famílias atendidas pelos Programas Sociais e tem como um dos objetivos controlar o número de cães e gatos nas ruas, promovendo um ambiente mais saudável e seguro para todos.

Para aqueles interessados em castrar seus animais de estimação, é importante atender a alguns pré-requisitos. Os donos dos animais devem residir no município, ter uma renda familiar de até três salários mínimos e estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Cada família inscrita no programa municipal tem o direito de realizar a castração em até dois animais, que devem ter entre 6 meses e 8 anos de vida. Para se inscrever no programa, faça seu cadastro pelo link: http://bit.ly/3F8Q7dR.

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (41) 9 9962-4163.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais