Prefeitura e Ministério da Cidadania do Governo Federal articulam ações de prevenção às drogas em São José dos Pinhais
27-09-2019 11:56

Encontro entre autoridades acontece ao mesmo tempo em que projeto do Governo Federal ‘Em Frente Brasil – Políticas Públicas Integradas para um País Seguro’, é desenvolvido do município.



A Secretaria de Segurança da Prefeitura de São José dos Pinhais – Semuseg, recebeu na manhã da última quinta-feira (26/setembro) visita técnica realizada pelo novo secretário da recém-criada ‘Secretaria de Cuidados e Prevenção às Drogas’ do Ministério da Saúde do Governo Federal, Quirino Cordeiro Junior, médico e ex-coordenador-geral do programa federal de ‘Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas’.



A visita técnica é o primeiro passo de aproximação da Administração Pública do município em parceria com o Ministério da Saúde do Governo Federal com a finalidade de promover ações e programas direcionados especialmente ao desenvolvimento social e da cidadania em áreas de atuação do programa ‘Em frente Brasil’ e de interesse operacional.



A Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas engloba as pastas de Desenvolvimento Social, Cultura e Esporte e proporciona mais oportunidades de ações intersetoriais.



Segundo Fabiano da Rosa, secretário da Semuseg, que esteve presente na reunião “é preciso descapitalizar e enfraquecer o narcotráfico que está associado às taxas de homicídio e através de políticas públicas anti-drogas, de prevenção, tratamento além da reinserção social será possível continuar reduzindo índices da criminalidade no município que já apresenta queda destas taxas”.



Em 2018, as ações realizadas pelas forças policiais do município em parcerias com o Estado reduziu, por exemplo, a taxa de homicídio em 25% quando comparado com dados de 2017.



Por Alexandre Torres Jr 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais