Prefeitura inaugura CMEIs no Cruzeiro e na Costeira
01-07-2015 17:07

Uma manhã para ficar na história das comunidades dos bairros Cruzeiro e Costeira: a entrega oficial dos Centros Municipais de Educação Infantil Quero-Quero Aprender e Ipê Amarelo, que aconteceu na manhã desta terça-feira (30) e contou com a participação da comunidade escolar, equipe da Secretaria Municipal de Educação, secretários municipais, vereadores e dezenas de convidados.

A primeira inauguração aconteceu no CMEI Quero-Quero Aprender, localizado na Rua Rubens Huergo,s/n .A manhã festiva contou com a apresentação de um musical realizado pelos alunos da Escola Celestina Scolaro Foggiatto, seguida pela homenagem à aluna Hellen do Carmo, ex-aluna desta escola, que participou e venceu o concurso para a escolha do nome do CMEI.

A diretora Vilma Munhoz falou em nome de todos os servidores do CMEI. “É um grande orgulho para nós inaugurar o CMEI Quero-Quero Aprender, um local amplo e moderno a adequar o desenvolvimento integral das crianças”, disse a diretora agradecendo a secretária de Educação Neide Setim, e a diretora do departamento de Educação Infantil Andrea Cardozo. “É um excelente trabalho em prol da educação no Município, que inclui capacitação de profissionais e investimento em obras e reformas e isso só é possível porque há esse compromisso”.

A segunda inauguração do dia aconteceu no CMEI Ipê Amarelo, localizado na Rua Heitor Moro, s/n, com a presença maciça dos pais de alunos que prestigiaram o evento. Após a apresentação da fanfarra da Escola Rosi Marchesini, o aluno Guilherme Mordyzim foi homenageado por ter sido escolhida a sua sugestão de nome para o CMEI no concurso realizado na Escola Rosi Marchesini.

A diretora do CMEI Ipê Amarelo destacou que o CMEI atendeu as expectativas da comunidade, que é muito participativa. “CMEI e família precisam estar unidas em favor das crianças, e isso temos aqui: uma equipe comprometida e família participativa dentro da Unidade”, disse Marilise Almeida.

Para a secretária Neide Setim, os CMEIS são parte concretizada da missão da Secretaria de Educação. “Como é bom estar no ambiente escolar, ver familiares presentes e profissionais qualificados e valorizados, voltados para o desenvolvimento integral da criança que nos nossos CMEIs encontram ambiente para aprenderem e se desenvolverem”.

Lembrando a recente aprovação do Plano Municipal de Educação, com o apoio do Poder Legislativo, o prefeito Luiz Carlos Setim agradeceu a todos os servidores envolvidos na concretização das duas obras que atendem as comunidades dos bairros Cruzeiro e Costeira. “Dentre as gandes responsabilidades da administração pública está a Educação! Ao inauguramos estes CMEIs, sabemos que estamos oportunizando um excelente espaço para a aprendizagem das nossas crianças, com o trabalho comprometido dos educadores, professores e gestores das unidades pois aqui se formarão os futuros cidadãos.”

Em nome do Legislativo o vereador professor Marcelo, que trabalha na escola estadual da comunidade afirmou que acontecimentos bons devem ser divulgados. “Hoje é um momento de festa, mas uma cidade nunca está pronta. Coisas boas estão sendo feitas”.

Pais de aluna no CMEI Quero-Quero Aprender Alessandra Mora, balconista, e Moacir Mora, estofador afirmaram estar satisfeitos. “O CMEI é novo, bem estruturado, tem área para as crianças brincarem, lugar certo para se alimentarem, a alimentação é boa, os professores são ótimos. Minha filha está muito feliz e nós também”, disse Alessandra.

Prestigiaram as inaugurações o vice-prefeito Toninho da Farmácia; os vereadores Luiz Paulo, professor Marcelo e Gastão Vosgerau; os secretários municipais de Agricultura e Abastecimento, Daniella Setim; de Saúde, Brasilio Vicente de Castro Filho; de Indústria, Comércio e Turismo, Giam Celli; de Transporte e Trânsito Claudio Alves; a presidente do Conselho de Educação Solange Simão, o chefe do Núcleo Regional de Educação do Estado, Maurício Ferraz, além de representantes do deputado federal Leopoldo Meyer.

Novos CMEIS
Com turmas no período integral e parcial, os CMEI Quero-Quero Aprender e Ipê amarelo foram construídos a partir de uma parceria da Prefeitura, através do Programa Avança São José, com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os CMEIs contam com 1.700m² de área construída, divididos em oito salas de aula com solário, um anfiteatro, jardim, refeitório, cozinha, lavanderia, sala de professores, secretaria, diretoria, almoxarifado, sala de leitura multiuso, sala de informática, além de pátio descoberto e ampla área para recreação.

Atendem crianças de 0 a 5 anos, através de equipe com suporte pedagógico, com trabalho voltado ao desenvolvimento integral da criança, que compreende, entre outros aspectos, o cuidado, a orientação nutricional, a orientação de valores, de bons tratos, de convívio social, de interação com adultos e de rotina.

Educação Infantil
O departamento de Educação Infantil atende perto de 9 mil crianças de 0 a 5 anos, do infantil ao pré-escolar, em 42 unidades em funcionamento espalhadas por todo município.

Para essa estrutura conta com o trabalho de 1206 servidores nos CMEIs (atendentes, educadores, professores, serviços gerais, terceirizados, preparadores de alimentos, cozinheiros, diretoras e diretoras auxiliares, pedagogos, agentes administrativos e estagiários).

Mais CMEIs
Nesta quarta-feira (1º) a Prefeitura inaugura os CMEIs Trilha das Araucárias, no Parque da Fonte, e Sabiá Laranjeira, na Borda do Campo.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais