Prefeitura realiza testes de amostragens do Covid-19 no Borda do Campo
28-05-2020 19:56

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde continuou realizando testes para o novo Coronavírus, desta vez, no bairro Borda do Campo. Os testes são amostragens, e servem para a Secretaria analisar o comportamento do vírus no município.



As testagens desta quinta-feira (28) foram realizadas em anexo a Unidade de Saúde Borda do Campo, e a Secretaria escolheu, de forma aleatória, moradores do bairro para as testagens. Os testes são rápidos, e os resultados saem em até 10 minutos.



Para o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, que esteve presente no bairro Borda do Campo durante a ação, conta que esta sondagem das amostragens é fundamental para o estudo do comportamento do vírus em São José dos Pinhais. “Nós estamos entrando na fase, talvez, mais aguda do inverno, que é junho, julho, e nós continuamos, assim como fizemos no início da pandemia, um planejamento para que em São José dos Pinhais esse vírus fizesse o menor estrago possível”, comentou o prefeito.



A secretária de Saúde, Debora Chemin, explicou que caso alguém que realizou o teste de amostragem, positivar, esse caso é enviado, no mesmo instante, para a Unidade de Atendimento Avançado Rui Barbosa. “A gente está pegando esses locais que tem mais casos positivos, e fazendo a amostragem, pra gente ver como é que está a transmissão no território. Então a gente chega no território, a Secretaria de Saúde, um técnico da saúde, chama alguém que está da padaria, no mercado, são várias pessoas que transitam diariamente no território, para que a gente tenha uma visão, para que a gente possa estudar como é que está a transmissão dentro daquela localidade”, explicou Debora.



A ação também contou com a parceria da Secretaria de Segurança, com avisos de orientação sobre o uso de máscaras, e cuidado higiênicos com carros de som por todo o bairro, reforçando assim, os cuidados necessários para combater o novo Coronavírus.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais