Prefeitura SJP alerta a população sobre a Dengue
02-01-2023 20:17

A Dengue é uma doença febril aguda, de etiologia viral, de grande impacto para a saúde pública, que se manifesta de maneira variável, desde uma forma branda e pouco sintomática, até quadros graves e hemorrágicos, podendo levar a morte.



É uma das doenças infecciosas mais frequentes no Brasil e um dos principais problemas de saúde pública no mundo, principalmente em regiões tropicais e subtropicais.



A disseminação da Dengue depende de condições ecológicas e socioambientais que facilitam a dispersão do vetor. O controle da transmissão do vírus da Dengue requer o esforço conjunto de toda a sociedade no combate deste vetor. Entendemos que a prevenção é a melhor “arma” contra a doença, mas sabemos que o mosquito está se adaptando a diversas situações, e que existe a probabilidade do surgimento de casos autóctones devido às intensas alterações climáticas, desenvolvimento desordenado de cidades, produção de resíduos e destinação imprópria destes.



O município de São José dos Pinhais está em uma posição geograficamente estratégica com relação ao transporte de pessoas/veículos/cargas, pois tem em seu território o Aeroporto Internacional Afonso Pena, e um sistema viário que comporta o Contorno Leste, a BR 277 e a BR 376. Na questão sanitária, a geografia do município, com suas peculiaridades topográficas, territoriais e viárias, apresenta-se extremamente favorável à instalação e consequente circulação viral, desde que haja infestação vetorial.



A Secretaria de Saúde – Departamento de Promoção e Vigilância em Saúde, por meio dos técnicos da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), vem intensificando os trabalhos de combate ao mosquito transmissor da Dengue. No entanto, a Administração Pública reforça a importância do envolvimento da população nesse trabalho.



“Como já falado anteriormente, a Dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e desta maneira a população pode contribuir de forma decisiva para combater a doença. Cerca de 80% dos criadouros estão dentro das casas, como pratos de vasos, garrafas e recipientes que acumulam água. A prevenção da Dengue começa com ações simples que devem se tornar hábitos.



Algumas medidas adotadas em casa são eficazes contra a doença, como encher de areia, até a borda, os pratos dos vasos de plantas; no caso de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana. Se os pratos dos vasos acumularam água, a recomendação é lavar com água e sabão e, posteriormente, enchê-los com areia.



O lixo deve ser colocado em sacos plásticos e a lixeira deve estar sempre fechada. Todos os objetos que podem acumular água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo. Mantenha sempre as caixas d’águas fechadas; remova folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas. E mantenha as garrafas sempre viradas para baixo”, explicou o chefe de Divisão da Saúde Ambiental e da Unidade de Vigilância de Zoonoses – Odevair da Silva Mathias.



De acordo com informações da Divisão de Saúde Ambiental e da Unidade de Vigilância de Zoonoses do município, em 2022, foram realizadas várias ações no controle da proliferação dos focos de mosquitos que transmitem a Dengue e outras doenças.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais