Premiação de Linguagens Culturais encerra Femuli 2014
10-11-2014 17:14

Após cinco dias de muita literatura e cultura, a 18ª edição da Feira Municipal do Livro (Femuli) encerrou no último sábado (8) com a premiação dos Concursos de Literatura Leopoldo Scherner e de Fotografia Sebastião Cortes. Realizado pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Cultura, o concurso de fotografia deve o tema “Um olhar sobre a São José Antiga”, cuja finalidade foi resgatar a história dos casarões antigos e a cultura são-joseense. Já o prêmio Leopoldo Scherner contou com participantes nas categorias contos, crônicas, poesias e redação, este último destinado aos jovens escritores.

Ângela Saint Pierre foi a vencedora do concurso Sebastião Cortes com a foto “Fachada na XV”- a qual focou o detalhe de uma casa antiga localizado no calçadão da Rua XV de Novembro. Em seguida ficou Stephanie Ivanovski da Silva com a foto “Visita ao passado” e em terceiro Luis Alberto Ballin Júnior com “Olhar do passado, olhar do futuro”. Na categoria Jovem Fotógrafo o 1primeiro lugar foi para Eduardo Camargo, seguido por Rebeca e em terceiro Taciane da Costa Pereira, além de Menção Honrosa para outros quatro jovens.

No prêmio Leopoldo Scherner – categoria redação, o primeiro lugar foi para Ana Paula Princival Machado (Mudar o Mundo), seguido por Luan Henrique da Costa Rodrigues (Professora Nota 10) e Oswaldo Pirola Gonçalves por “O Jogo”. Na poesia o vencedor foi Emerson Corso com “A voz da caixa de giz”, Ana Julia Moreira dos Santos (Loucura), João Victor Mesquita Oliveira com (O gato seco) e Menção Honrosa para Aline Vitoria de Oliveira (A Barata).

Na categoria Conto o vencedor foi Emerson Corso (O Ninho das Gaitas), seguido por Nicole Lugli Horvath (Relatos de uma solteirona) e Gilberto Martins Gondro (O susto no Shopping). Em Crônica Emerson Corso ganhou com “Que cheiro é esse?”, Claudia L. Pirola Gonçalves ficou em segundo por “Conhece-te a ti mesmo” e em terceiro ficou Jean Marcos Frandaloso (A Essência da Vida).

Femuli

Neste ano a Femuli teve como tema “A Leitura em Sua Vida” e ao longo da semana sua programação contou com palestras diárias sobre literatura, atividades com a Oficina de Bonecos, varal de fragmentos literários, pintura de desenhos, camarim de pintura e escultura em balões, contação de histórias, apresentações teatrais e musicais.

Um dos destaques dessa edição foi a homenagem para Maria Angélica Marochi. São-joseense graduada em pedagogia e História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marochi é professora aposentada, escritora e pesquisadora da história do município. Autora de diversos livros, entre eles: “Câmara Municipal de São José dos Pinhais – 150 anos” e “Imigrantes – 1870-1950: os europeus em São José dos Pinhais”.

Ainda dentro da programação da Femuli 2014 aconteceu, no início da noite de quinta-feira (6), no Museu Atílio Rocco, o lançamento do livro “A Tapera do Velho João Capivara” de Ernesto Santos Tavares. Natural de Santa Catarina, Tavares adotou São José dos Pinhais desde 1951. Dentre seus trabalhos destaca-se no Cine Ideal da família Précoma, onde foi operador das antigas máquinas de projeção de filmes, atuou por 25 anos como radialista e operador de som em diversas rádios, além de ser violinista, cantor e compositor. Atualmente é permissionario do serviço de Taxi em São José dos Pinhais.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET