Procon de São José alerta consumidores sobre golpe dos falsos boletos
22-01-2020 20:25

Um novo golpe vêm preocupando diversos consumidores: a armadilha contra consumidores por meio de falsos boletos para pagamentos. A prática envolve o momento em que o consumidor paga um boleto com um CNPJ parecido com a empresa beneficiária, porém, o pagamento acaba caindo na conta dos golpistas.



Por conta do aumento de reclamações relacionadas a este tipo de golpe, o Procon de São José dos Pinhais vêm alertando consumidores para os cuidados para evitar o golpe. De acordo com o coordenador do Procon, Elson Ribas, os golpes acontecem principalmente porque os boletos são semelhantes. “Tudo transcorre normalmente, inclusive os golpistas dão informações para conferência do boleto: sobre o número do CNPJ que é parecido e  beneficiário, indicando que os boletos somente são pagos em tal banco, para que o consumidor confira  se os dados que lhe foram passados conferem com os dados constantes no boleto. O consumidor achando que está comprando de determinada empresa, acaba caindo em golpe, pois os golpistas possuem páginas semelhantes as das grandes lojas na internet, e assim o golpe está instalado”, explicou.



Como evitar o golpe com compras online



O consumidor pode evitar o golpe dos falsos boletos baixando os aplicativos das empresas e proceder a compra dentro do aplicativo, pode também dirigir-se até a loja física e efetuar a compra diretamente na loja, pois a maioria das grandes lojas oferece esta opção, garantindo a oferta da internet e sem riscos.



Deve o consumidor verificar o nome do beneficiário, bem como, comparar se o CNPJ  da empresa que está vendendo corresponde ao CNPJ do boleto a ser pago, para isto deve pesquisar o CNPJ da empresa. Se houver qualquer divergência na numeração, certamente é golpe. Na dúvida dirija-se até uma loja física e verifique a autenticidade do boleto antes de pagá-lo.



Outra forma de golpe é quando o consumidor procura uma financeira para retirar boleto de quitação de dívida ou segunda via de boleto, o consumidor vai direto na internet e digita segunda via de boleto de alguma empresa, o golpe se dá da mesma forma, entra em sites parecidos com o da empresa, não verifica a autenticidade do boleto e acaba pagando-o, consequência o dinheiro vai para mãos de estelionatários.



Como o consumidor deve proceder ao golpe



Se o consumidor precisar retirar boleto de segunda via ou para quitação de dívida, deve o mesmo procurar a empresa, após receber o boleto, buscar os canais disponíveis ou pessoalmente para verificar a  autenticidade do boleto antes de pagá-lo.



Se o consumidor caiu em um golpe do falso boleto da internet, o único recurso é fazer boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia.



SERVIÇO



Procon de São José dos Pinhais



Mais informações: (41) 3283 6160/ (41) 3282 1065/ (41) 3398 2730



Email: procon@sjp.pr.gov.br



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais