Procon de São José alerta sobre empréstimos consignados
11-06-2019 12:49

Com o objetivo de quitar dívidas, comprar ou refinanciar casas ou veículos, fazer viagens, pagar a faculdade, ou até mesmo atender emergências, muitos consumidores optam por fazer o empréstimo consignado, porém, muitas vezes o empréstimo acaba saindo muito mais caro do que o previsto. 



De acordo com o Procon de São José dos Pinhais, o crédito seguro é o que os bancos oferecem, e hoje em dia, com tantas opções disponíveis no mercado, o consumidor ainda pode optar pelo banco que oferece a menor taxa de juros, o melhor atendimento e as melhores condições, lembrando sempre que o crédito consignado só pode ser cedido por bancos ou instituições financeiras cadastradas no Banco Central. 



O coordenador do Procon-SJP, Elson de Almeida Ribas Filho, explica que uma das dicas mais valiosas antes de fechar qualquer negócio, seja um empréstimo ou não, é fazer simulações. “Vários bancos e correspondentes bancários permitem a realização de simulações online. Isso tudo para facilitar a vida do consumidor. A vantagem em utilizar o simulador de crédito é comparar a taxa de juros e prazos dos bancos. E em alguns casos, comparar as taxas de juros e prazos de diversos bancos de uma única vez”, conta.



Caso o consumidor se arrependa do empréstimo e queira cancelar o contrato, o artigo 49 do Código de Consumidor enfatiza que “O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio”. Se o consumidor estiver ainda com problemas relacionados aos empréstimos, deve procurar o Procon do município.



SERVIÇO



O Procon de São José dos Pinhais está localizado no Paço Municipal, Rua Passos de Oliveira, 1101



Mais informações: (41) 3283 6160/ (41) 3282 1065/ (41) 3398 2730



Email: procon@sjp.pr.gov.br



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais