Procon de São José dos Pinhais alerta para fraudes
13-01-2021 15:55

Na hora de negociar um veículo, cautela e análises prévias são fundamentais para quem deseja escapar de golpes. A fim de evitar transtornos e prejuízos, o Procon de São José dos Pinhais emitiu um alerta, que tem como objetivo orientar os consumidores para que esses não caiam em fraudes durante a compra ou venda de veículos.

Para quem vai realizar o sonho de adquirir um novo veículo, o primeiro passo é verificar se ele realmente existe. Os conhecidos golpes de anúncios clonados são bastante comuns e a pessoa interessada pode acabar pagando por um carro ou uma moto que não irá receber. A atenção com esses anúncios também deve ser redobrada para quem está realizando uma venda, especialmente pela internet, onde o golpista se passa pelo proprietário do veículo.

Verificar a documentação, o extrato de multas e se existem ou não restrições à venda é outra solução simples e que pode evitar diversas complicações. Outros cuidados extras também podem ajudar os consumidores a evitar golpes, confira:

Não realizar pagamento antecipado ou para conta diversa do proprietário do veículo;

Fazer uma vistoria prévia para ver se o veículo já teve algum sinistro;

Atenção a vendas consignadas por pessoas ou lojas que já possuem histórico de reclamação;

Preencher o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e comunicar o DETRAN;

Desconfiar de trocas ou valores muitos vantajosos em relação a modelos similares;

Não entregar o carro antes do valor constar em conta.

O consumidor que se sentir lesado com a negociação de seu veículo pode entrar em contato com o Procon de São José dos Pinhais por meio do número (41) 3283-6160 ou ir até a sede do órgão na Rua Passos de Oliveira, 1101, das 08h às 16h30, de segunda a sexta-feira.

 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais