Procon São José oferece dicas para compras de Páscoa
08-04-2019 17:11

Com a chegada da Páscoa, muitos consumidores acabam buscando orientações para as compras de ovos e chocolates. Pensando nisso, o Procon de São José dos Pinhais oferece algumas dicas para o consumidor.



A primeira dica refere-se a exposição de valores dos produtos. Os preços devem estar de forma clara para o consumidor, bem como as ofertas e promoções devem ser conferidas com os materiais de anúncios e divulgações. Informações incorretas são consideradas propagandas enganosas, conforme o artigo 37 do Código do Consumidor.



Outro cuidado para o consumidor é com relação às embalagens: o peso líquido na embalagem deve ser clara, indicando o peso do produto, desconsiderando a embalagem e brindes. Quando houver inclusão de brinquedos, o consumidor deverá observar se na embalagem contém o selo com a idade recomendável para seu uso, indicação da faixa etária a que se destinam e o selo do INMETRO, o qual garante a qualidade e segurança do produto.



De acordo com Elson de Almeida, chefe do Procon-SJP, outra dica importante é que o os rótulos devem trazer, além da identificação do fabricante, a data de validade, peso e a composição do produto, tendo em vista que algumas pessoas não podem, por motivo de doença, ingerir determinados ingredientes.



Com relação aos ovos de páscoa que contém brinquedos, a orientação é que devem apresentar em sua embalagem a frase “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade”. Também é obrigatória a indicação de faixa etária ou, se for o caso, frase que informe que não existe restrição de faixa etária. O brinquedo deve ter o selo do Inmetro em sua embalagem, identificação do fabricante (nome, CNPJ, endereço), importador (caso o brinquedo seja importado), instruções de uso e de montagem, e eventuais riscos que possam apresentar à criança.



SERVIÇO  —



Dúvidas ou reclamações, o consumidor deve consultar o Procon de São José dos Pinhais.



Endereço: Rua Passos de Oliveira, N° 1101 – Paço Municipal



Telefones: (41) 3283 6160/ (41) 3282 1065/ (41) 3398 2730



E-mail: procon@sjp.pr.gov.br



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais