Professores de História visitam o Museu Municipal
23-06-2015 18:11

O Departamento de Ensino Fundamental, da Secretaria de Educação de São José dos Pinhais, promoveu visita técnica ao Museu Municipal Atílio Rocco para professores que lecionam a disciplina de História para turmas dos 5º anos.

O objetivo foi conhecer o acervo técnico do Museu para utilizar nas aulas, uma vez que os alunos dos 5º anos aprendem a História do Brasil. “Os professores puderam perceber como fatos históricos nacionais se passaram naquela época no Município e refletiram na história local, como o fim da escravidão e a Proclamação da República”, disse a coordenadora da disciplina de História do Departamento de Ensino Fundamental, Franciele Sabchuk.

Os professores também se informaram de como organizar uma visita com os alunos, assim como incentivar a visitação ao Museu Municipal, que fica no centro da cidade e tem entrada gratuita.

Museu Atílio Rocco
Desde o descobrimento do Brasil até a idade contemporânea, passando pelos períodos indígenas, de colonização, de emancipação política, de imigração e migração, o Museu Atílio Rocco tem exposto ao público, mais de 7 mil itens. O acervo abriga objetos tridimensionais, fotografias, documentos, livros códice, jornais, revistas, obras literárias raras, plantas e mapas que compõem os 324 anos de história do município.

O estilo eclético do prédio que abriga o Museu é outro fator que ajuda a remontar a história de São José dos Pinhais. Construído no início do século XX, o prédio foi residência do prefeito Luiz Vitorino Ordine, sendo posteriormente comprado pelo Poder Público Municipal. A casa abrigou a Câmara Municipal, o Fórum, a Prefeitura, o Centro de Identificação, a Junta Militar e, a partir da década de 80, passou a sediar o Museu Atílio Rocco – que lá permanece até hoje.

Visitas
Exposições permanentes e itinerantes fazem parte do calendário anual do Museu. Atualmente, exposições de artes plásticas, obras de artistas locais, nacionais e exposições histórico-científicas preparadas pelos acadêmicos de história podem ser visitadas gratuitamente de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e também aos sábados das 10h às 16h. As visitas monitoradas devem ser pré-agendadas pelo Portal da Prefeitura, link Secretarias / Cultura / Equipamentos Culturais.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais