Professores participam de formação para a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa
28-09-2015 21:07

A Secretaria de Educação de São José dos Pinhais, por meio do Departamento de Ensino Fundamental promoveu encontro de formação para a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa para professores de 5ºs anos da rede pública. O encontro aconteceu nos dias 24 e 25 de setembro, na sala de treinamento da Escola Padre Pedro Fuss.

A professora Cloris Porto Torquato, graduada em Letras/Português pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Linguística Aplicada e doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos de Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas (IEL – Unicamp) conduziu a formação.

“A secretaria de Educação tem oferecido formação continuada em todas as áreas, e todos os que dela participam recebem novos conhecimentos para serem aplicados em sala de aula”, afirma a diretora do departamento de Ensino Fundamental Otília Scherner Possebon.

As professoras do 5º ano da Escola Municipal Pedro Moro, Eleomar Scheraiber, Evanira Thomé, Milene Zotto, Noeli Aparecida Peres da Silva e Rosani Pires do Prado redigiram a avaliação sobre o encontro. “Os encontros de formação proporcionadas pela SEMED de São José dos Pinhais aos professores do Município têm sido produtivos, em um ambiente adequado, favorecendo o fortalecimento de vínculos e o crescimento pessoal. Especialmente, nessa manhã, a formação para a Olimpíada de Língua Portuguesa, com a Professora Cloris Porto Torquato, nos fez mergulhar na Literatura, ampliando as possibilidades do fazer pedagógico, contemplados em diferentes textos poéticos; fomos conduzidos ao encantamento e à riqueza dos nossos poetas Paulo Leminski e Helena Kolody nas poesias “paranaenses”, inspirando-nos a novas situações de aprendizagem na prática educativa. Aguardamos o próximo encontro com grande entusiasmo!”.

Escrevendo o futuro

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. É bienal, ou seja a última aconteceu em 2014 e a próxima será realizada em 2016.

É uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, e tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais