Programa Abraçando as Famílias resgata valores nas escolas
03-06-2016 16:55

A Secretaria de Educação de São José dos Pinhais, por meio da Direção Geral, está realizando nas Escolas da Rede Municipal de Ensino o programa Abraçando as Famílias. Ele consiste na formação de pais e alunos das Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) no resgate dos valores familiares. Ao todo foram realizados 12 encontros, sendo três deles em comunidades da área rural, contando com a participação de mais de 2 mil pais.

“Com o objetivo de promover uma educação de qualidade, lema da missão da nossa Secretaria, entendemos que dentre os principais personagens na plena formação humana e cidadã do aluno está a família. Assim surgiu o Programa Abraçando as Famílias, que sensibiliza os pais de seu papel responsável e consciente na formação de seus filhos e da importância da ação deles para o progresso da educação de nossos alunos”, disse a secretária municipal de Educação, Neide Maria Ferraz Setim.

“O Programa Abraçando as Famílias acontece de duas formas. A primeira, em um trabalho da Secretaria de Educação com os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental. Nós vamos até a escola e conversamos com os alunos, destacando a importância do respeito, dialogo e afetividade entre pais e filhos. Em outra ação, realizamos vários encontros com pais de 82 Unidades de Ensino do Município, reforçando a importância do diálogo, principalmente nos momentos das refeições, para entenderem a realidade, as novas tecnologias, além de outras sugestões de como eles podem melhorar a relação familiar no dia-a-dia”, destaca Adilson Valaski, coordenador do programa.

O Abraçando as Famílias ainda atua na comunidade por meio de dicas postadas no Portal da Prefeitura (www.sjp.pr.gov.br), recebendo sugestões e testemunhos por email (familia@sjp.pr.gov.br) e pelas das redes sociais, com a página eletrônica facebook.com/educacaosjp.

As comunidades que realizaram os encontros com os pais este ano foram: Malhada, Rio Pequeno, Ipê, São Cristóvão, Cachoeira, Marcelino, São Marcos, São Pedro, Barro Preto, Contenda, Borda do Campo e Parque da Fonte.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais