Programa de educação no trânsito forma mais 52 alunos em SJP
10-12-2012 12:08

Cinquenta e dois alunos do 4º ano da Escola Municipal Irmã Dulce, em São José dos Pinhais, se formaram cidadãos mirins através do programa “Educação para o Trânsito - Compromisso com a Cidadania”, que a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais desenvolve através de aulas e palestras. O programa abrange alunos da pré-escola ao 5º ano a alunos da rede municipal de ensino, mas para o 4º ano há aulas regulares semestrais. A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira (07) na Igreja Santo Antônio.

De acordo com Silvana Ferraz, agente administrativo do órgão de trânsito da cidade (Demutran), esta turma é a última a se formar este ano. Os alunos foram denominados cidadãos mirins e receberam a Carteirinha do Cidadão Mirim do Trânsito. Em ato solene nas próprias escolas, as crianças fazem um juramento para levar em frente o aprendizado que tiveram e recebem também um material sobre educação no trânsito.

“O intuito do nosso projeto é educar os alunos a praticar a cidadania, que eles irão usar em vários fatores na vida, exercendo no sentido de respeito pelo próximo”, explica Silvana Ferraz.

Para fortalecer estas ações, o prefeito Ivan Rodrigues sancionou a lei 1.800/2011 que cria o Programa Municipal de Educação para o Trânsito “Educação para o Trânsito - Compromisso com a Cidadania”, promovendo assim a educação e o ensino sobre o tema de forma permanente e contínua nas unidades de ensino.

Os agentes de trânsito do Demutran foram capacitados para ministrarem as aulas, assim como os demais professores. Dicas de segurança como não correr na rua, atravessar na faixa e sempre olhando para os dois lados, não atravessar atrás de carros parados e nem em curvas foram alguns dos assuntos abordados. Todas as ações são feitas pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Segurança.

Segundo a diretora da Escola Irmã Dulce, Roseli Fernandes Pissaia, o projeto é de suma importância para a escola, pois fazemos parte do trânsito até mesmo na escola, como pedestres quando saímos dela, por exemplo, e o projeto repassa para as crianças o respeito pelo trânsito e pelo próximo. “O que as crianças aprendem no projeto, repassam em suas próprias casas, chamando a atenção dos pais quando não colocam cinto ou atendem o celular ao volante. Vemos isso acontecer e os pais nos contam que seus filhos lhes chamaram a atenção”, relata a diretora Roseli.

Oficinas com educadores, para reduzir acidentes de trânsito com as crianças, blitze educativas na entrada das escolas e diversas palestras, entre elas com Cristiane Yared, que perdeu o filho Gilmar Rafael Yared numa colisão em maio de 2009, também fazem parte do programa.

Fotos: Divulgação

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais