Programa Sacolão Verde retoma as atividades em fevereiro
27-01-2021 21:26

A partir do dia 1º de fevereiro, a população de São José dos Pinhais poderá participar das coletas e entregas do Programa Municipal Sacolão Verde. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semag), com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), o programa teve início em 1999 e tem como objetivo realizar a troca de recicláveis por sacolas com frutas, verduras, legumes e hortaliças.

A coleta acontece seguindo o cronograma disponibilizado pela Semag, nas 28 regiões que atualmente são atendidas pelo programa. A cada 15kg de material reciclável entregues no dia da coleta, o cidadão participante do Sacolão Verde recebe um vale para trocar por uma sacola com até 6kg de hortifrútis. Os vales são limitados a duas unidades por pessoa e todo material coletado é entregue às associações de reciclagem da cidade.

Com grande impacto social e ambiental, em 2020, a iniciativa distribuiu mais de 41 mil sacolas de hortifrútis às famílias da cidade. Ao longo das 232 coletas realizadas durante o ano, foram recolhidas 436.789 mil toneladas de resíduos recicláveis, segundo dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Todos os alimentos fornecidos pelo programa são comprados diretamente das cooperativas e associações de agricultura familiar do município. As verduras, tubérculos, legumes e frutas entregues variam de acordo com a época do ano e incluem temperos e raízes como a rúcula; acelga; beterraba; repolho; alface; agrião; vagem; berinjela; pepino; couve manteiga; abobrinha; abóbora; cenoura; inhame; batata doce; couve-flor; brócolis; batata salsa; milho verde; batata inglesa; cheiro verde; cebola; tomate; salsão; pimentão; rabanete; banana; laranja; caqui; pêssego, ameixa e ponkan.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais