Programa “Cadastro Único” ajuda na complementação de renda para famílias carentes
09-02-2004 20:27


O programa “Bolsa Família” criado pelo governo Federal , para beneficiar as famílias pobres oferecendo uma complementação na renda familiar, vem sendo desenvolvido em São José dos Pinhais com o nome “Cadastro Único”, que tem por objetivo a realização de um Censo Social e os mesmos benefícios que o “Bolsa Família” oferece.
No município de São José dos Pinhais, através da Secretaria da Promoção Social, vem operacionalizando o cadastramento único desde o ano de 2002, e atualmente são 8.692 famílias cadastradas, onde destas 7.309 famílias já recebem benefícios.
O método de cadastramento das famílias, são para aquelas cuja renda per capta não ultrapassa de R$ 100,00 (cem reais). Este cadastramento não garante que a família seja incluída imediatamente nos programas de renda mínima, pois cada município possui uma meta estabelecida pelo governo Federal. Porém, o “Cadastrado Único”, propicia um banco de dados que facilita o estabelecimento de diretrizes para as políticas sociais.
Para que todas as famílias sejam beneficiadas com o programa e tenham seu cadastro efetivado, a Secretaria da Promoção Social estabeleceu para este ano de 2004 a finalização do cadastramento, atingindo 10.000 famílias, num total aproximado de 40.000 pessoas beneficiadas direta e indiretamente.
Segundo o prefeito de Luiz Carlos Setim “o programa de Cadastro Único que São José dos Pinhais oferece as famílias pobres, são para beneficiar a todos que necessitam da complementação na renda, e que o cadastro e valido para todos que estiverem na condição especificado pelo programa”.


Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais